O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril. Por isso, a edição 140 do Podcast Debates Esportivos, trata sobre o tema. A inclusão de autistas através do esporte foi discutida. De que forma proporcionar a chance de um convívio social e o desenvolvimento de habilidades para aqueles que possuem o TEA – Transtorno do Espectro Autista?

Personagens

Rogério Santana, conselheiro do Goiás Esporte Clube

Dois pais de jovens autistas foram os convidados do Podcast e falaram sobre os desafios: o delegado Rogério Santana é pai do Enzo, 11 anos, e como dirigente do Goiás Esporte Clube, ajudou na idealização de um camarote para autistas e crianças com déficit de atenção no estádio da Serrinha, inaugurado no dia 2 de abril. O outro entrevistado foi o publicitário Thiago Melo, pai do Thiago Filho, de 21 anos. Ele comanda a APAF – Associação Paralímpicos do Futuro – que oferece iniciação esportiva para pessoas com deficiência gratuitamente.

O Camarote

O delegado Rogério Santana, contou que a ideia de uma camarote para crianças e jovens autistas na Serrinha, partiu do presidente executivo do Goiás, Paulo Rogério Pinheiro, que lhe designou a “missão” de executar o projeto.

“A finalidade principal do Goiás é o futebol, mas isso não retira a obrigação de estar inteirado com as questões sociais do dia a dia. O Goiás faz campanhas sobre autismo desde 2016, quando o presidente era o Sérgio Rassi, então não poderia falar não para uma causa dessa”, lembrou Rogério, que contou com um grupo de especialistas para a construção do espaço.

Para o conselheiro esmeraldino, o exemplo do Goiás deve ser copiado, afinal é uma maneira de acolher o carinho transmitido ao clube por todos os tipos de torcedores.

“Entendo que uma iniciativa dessa deve ser copiada. Porque o Goiás Esporte Clube é uma associação, e todas as associações devem retribuir alguma coisa para a sociedade”, completou Rogério, que encara a missão de criar e cuidar de uma criança autista como uma “graça divina”

“Eles nos ensinam muito mais do que ensinamos pra eles. Tem uma pesquisa feita por um cientista americano, que diz que daqui a 50, 100 anos, os autistas vão dominar o mundo de forma limpa, legal, sem ódio ou rancor, porque todos os autistas são pessoas puras na essência”, disse o pai do Enzo, que joga tênis de mesa e pratica natação.

Camarote para crianças autistas e TDAH no estádio da Serrinha

APAF

Jovens autistas ou com alguma deficiência, podem ser acolhidos pela sociedade através do esporte. “Eles precisam de um esporte”, reconheceu o delegado Rogério Santana. Assim como o Enzo, outros também têm a chance de se socializarem jogando bola, nadando, correndo ou brincando. E em Goiânia, a APAF cumpre esse papel.

“O esporte transforma a vida. Não só para as pessoas com deficiências, mas para todos”, cravou Thiago Melo, que dirige a APAF, fundada em 2007.

Com aulas de capoeira, natação e tênis, a APAF funciona no Clube Social Feminino. além dos jovens, também auxilia atletas de ponta que estão em busca de vagas na natação e no tênis de cadeira de rodas nas paralimpiadas de Paris no ano que vem.

“A capoeira exemplifica muito bem o que é a inclusão do autista através do esporte. Quando estamos em uma roda de capoeira, o autista que está ali se sente incluído e apresenta um novo comportamento com os outros.

“É muito fácil falar que um menino ou uma menina não se relaciona com outro, mas se ninguém estende a mão, ocorre essa questão da não socialização. A dificuldade parte da sociedade”, ressaltou Thiago, que espera mais divulgação para as ações que envolvem autistas”

“Precisamos de uma maior divulgação. São ações como a nossa na APAF e do Goiás, com a camarote, que contribuem para um maior entendimento sobre a causa autista. Porque colocar a pessoa em um ambiente onde ela é bem recebida, sempre os momentos serão mais agradáveis para elas e seus acompanhantes também. O esporte ajuda muito no crescimento”.

Alunos da APAF em aula no Clube Social Feminino

Podcast

Há 30 anos, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano com os principais fatos do esporte em Goiás com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano.

Leia mais