Pela primeira vez, uma miniempresa criada por estudantes goianos está representa o estado e o país em uma competição internacional. Promovido pela organização social Junior Achievement, que faz parte da Company Of The Year (COY), o evento acontece no Fórum Internacional de Empreendedores (FIE), na Guatemala, entre os dias 4 e 9 de dezembro.

Assista a reportagem completa:

O produto criado pelos alunos do Colégio Integrado foram sacolas sustentáveis, feitas à mão, com estampas artísticas, dobráveis e que cabem em qualquer lugar. “Na miniempresa, uma das etapas era escolher o produto, então a gente pensou: o que poderíamos fazer de forma sustentável, criativa e versátil? Uma ecobag. Ela venceu a votação. Nosso diferencial será então uma ecobag dobrável e que cabe em qualquer lugar. E a arte estampada na sacola é uma coisa que vai mostrar mais um diferencial para o cliente”, explicou a estudante Isadora Santiago.

A estudante contou que gerir a empresa não foi fácil. “É difícil, é uma experiência totalmente nova, etapas que nunca tinha vivido, desafios que foram difíceis e estressantes, mas deu tudo certo”, disse.

Os produtos levaram, em média, uma semana para ficar prontos. Os “empresários” venderam 89 ecobags na faixa de R$ 30,00 pela rede social Instagram. “A gente começou com encomendas. O cliente escolhia a estampa e mandávamos fazer. Ele também podia escolher se queria com a alça tradicional ou vertical”, contou Isadora.

Aprendizagem

Para a gestora da Junior Achievement Goiás, Jacqueline Firmino, é uma satisfação muito grande, ver os alunos goianos competir mundialmente e experimentar o mercado do empreendedorismo. “É impressionante o desenvolvimento de cada jovem desde o dia que ele inicia até o processo final. Responsabilidade, autonomia, protagonismo. Ele entende que é capaz de desenvolver um projeto do início ao fim e que existem possibilidades que nunca tinha imaginado”, reforçou.

E se tem algo que os alunos aprenderam é que trabalhar em equipe é fundamental para alcançar bons resultados. “Eu vejo que organização, conversar com o outro, trabalhar junto faz a gente conseguir produzir uma coisa melhor”, comemora o estudante Vinicius de Lima. Além dele, Isadora também ressaltou que a conquista do prêmio foi graças ao trabalho coletivo.

Leia mais: