A Expo Favela Innovation Goiás 2024 está marcada para os dias 28 e 29 de junho no Centro de Convenções de Goiânia. O evento é reconhecido como a maior feira da América Latina voltada para empreendedores e startups das periferias.
Além das oportunidades de negócios, a Expo Favela oferece uma programação cultural, incluindo shows, apresentações artísticas e diversos painéis de debate temáticos que celebram a diversidade e a identidade das comunidades periféricas. Para participar, retire seu ingresso gratuitamente acessando o site do evento.
Com a presença esperada de mais de 20 mil pessoas, incluindo investidores, empresários, artistas, jornalistas e autoridades, o evento promete destacar as iniciativas de negócios e manifestações culturais das periferias de Goiás.
Confira algumas personalidades já confirmadas:
- Edi Rock – Rapper, compositor, integrante do Racionais MC
- Natália Beauty – multi-empreendedora de renome internacional no segmento da beleza
- Pedro Lins – Apresentador do Programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios da TV Globo
- Bebeto – Tetracampeão Mundial de futebol com a seleção brasileira
- Preto Zezé – cofundador da Cufa, integrante do Domingão do Huck
- MV Bill – cantor, ator, Cofundador da CUFA
- Kalyne Lima, Presidente Nacional da CUFA
- Lizandra Costa, Apresentadora do Empreender+ da Tv Anhanguera
- Raul Santiago – Influnciador Digital
- Fidelis Falante – Humorista, Influenciador Digital, apresentador do Programa No Balaio
- Breno Cardoso – Empreendedor social, presidente da Cufa Goiás
- Davi Braga, anjo investidor, um dos maiores investidores de Startups do Brasil
- Maria Eugênia – cantora
Expo Favela 2023
No ano passado, a Expo Favela ocorreu nos dias 19 e 20 de maio, no Centro de Convenções de Goiânia, também realizada pela CUFA – Central Única das Favelas. De acordo com números do DataFavela, cerca de 18 milhões de brasileiros moram em favelas ou territórios de periferia. em comparação com um estado, seria o terceiro mais populoso do Brasil – só atrás de São Paulo e Minas Gerais.
Com reconhecido potencial econômico, os empreendedores das comunidades poderão interagir com os investidores do “asfalto”, empresários bem sucedidos, que também participarão do evento. Participaram o cantor de rap MV Bill, o jornalista Renê Silva – fundador do jornal a Voz das Comunidades – e do influenciador/consultor econômico Rick Chesther.
São 13.500 favelas espalhadas pelo Brasil, que hospedam 5,8 milhões de famílias, com 17,9 milhões de habitantes. Os dados contribuem para a consolidação do cenário atual, que conta com 78% dos trabalhadores de favelas como empreendedores de periferia que já empreenderam, empreendem ou querem empreender.
Em detalhes, 19% dos trabalhadores da favela/periferia estão ligados a economia criativa; 7 em cada 10 moradores de favela/periferia que pretendem abrir um negócio, querem abrir dentro da favela/periferia; 79% tem 45 anos ou mais; 50% dos moradores de favela/periferia empreendem.
Oportunidades e riscos
A edição goiana da Expo Favela 2023 debateu as oportunidades e os riscos surgidos a partir do desenvolvimento tecnológico, além da inovação na economia e na educação. Nascida no Rio de Janeiro, a feira de negócios ocorre em todo o Brasil e busca conectar empreendedores da favela e do asfalto.
A conversa teve mediação do fundador do app Rurax, Juliano Guimarães, e teve foco em três eixos. Sendo eles, o futuro do mercado de trabalho; formação de uma nova geração de trabalhadores e a participação do Estado na construção de ambiente favorável ao desenvolvimento e inovação.
O encerramento em 2023, a primeira edição em Goiás, foi de MV Bill. O tema da conferência com a presença do rapper carioca, porém, foi “Educação de Resistência”. Nascido e criado na Cidade de Deus, uma das maiores favelas do Rio de Janeiro (RJ), MV Bill acredita que o desafio de tornar a educação acessível a todas as comunidades não está nas mãos da periferia, mas sim nas do poder público.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades
Leia também: