Simon Stiell, chefe do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta quarta-feira (10) que os políticos não estão se comprometendo com o aquecimento global. Na declaração, Stiell aponta que os esforços de governos e empresas devem ser acelerados, pois em dois anos a mudança climática em curso poderá estar muito pior.

O Acordo de Paris fixou em 2015 metas sobre o uso de combustíveis fósseis para evitar que a temperatura do planeta suba mais de 1,5°C em relação ao período pré-industrial. Assim, a redução das emissões dos gases do efeito estufa na atmosfera é fundamental para combater o aquecimento global.

No entanto, a meta pode não ser atingida até 2030. Ano passado, por exemplo, as emissões de CO2 tiveram recorde no setor de energia, o que indicia a falta de políticas e fiscalização de controle de emissões.  

COP 29

As principais negociações em relação às emissões de gases do efeito estufa ocorrem durante as conferências climáticas realizadas pela ONU anualmente. Este ano, a 29° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29) ocorrerá em Baku, no Azerbaijão. 

A COP passa por discussões também em si mesma. Pois no último ano e em 2024, países ligados ao petróleo sediou e sediará a conferência. Ano passado a COP 28 ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e este ano será no Azerbaijão.

O país tem sua economia escorada no petróleo, e isso dificulta as discussões para acelerar a redução do uso de combustíveis fósseis e fazer a transição energética.

*Com informações da Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: