Aconteceu ontem na sede da Federação Goiana de Futebol o Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2012. A competição será disputada na mesma fórmula dos últimos dois anos. Os dez times jogam entre si em turno e turno. Os quatro melhores colocados classificam para a semifinal, de onde sairão os dois clubes que decidirão o título. As duas piores agremiações na primeira fase serão rebaixadas para a segunda divisão.

O representante do CRAC, Adib Elias, foi o único que se mostrou contrário a fórmula de disputa. O catalano defendeu que seis clubes deveriam passar para a segunda fase. Destes, quatro irão para a semifinal.

O presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, argumentou que isto não era possível, pois as datas eram insuficientes. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em seu calendário anual para 2012, disponibilizou apenas 23 datas para a disputa dos estaduais. No caso do Campeonato Goiano, quem chegar à decisão fará 22 partidas.

Copa Goiás
Após ser voto vencido sobre a fórmula de disputa, Adib Elias tentou uma nova investida. O presidente de honra do CRAC pediu para que os times que fossem eliminados na primeira fase jogassem uma competição paralela – a Copa Goiás. O vencedor desta disputa ganharia uma vaga na Copa do Brasil.

A ideia foi rechaçada pelos demais competidores. O presidente do Vila Nova, Geso Oliveira, argumentou que algumas equipes pudessem abrir mão da classificação para tentar chegar à Copa do Brasil através da competição paralela, que no caso, seria disputada pelo times eliminados. O clube colorado não disputa o torneio nacional desde 2006.

Goianão
O Campeonato Goiano começa dia 22 de janeiro e termina em 13 de maio. A tabela da competição será divulgada na próxima quinta-feira (17). Os dez clubes que disputarão o torneio neste ano são: Atlético, Goiás, Vila Nova, Anapolina, Rio Verde, Itumbiara, CRAC, Aparecidense, Goianésia e Morrinhos.