Ainda sem data para acontecer o Conselho Técnico do Campeonato Goiano 2019, pois a FGF aguarda a divulgação do calendário oficial do futebol brasileiro por parte da CBF, a competição tem uma mudança confirmada para o ano que vem: além de 12 times como já foi divulgado, a nova fórmula de disputa não contará com o terceiro turno, como aconteceu nas últimas edições.

André Pitta (Foto: Mantovani Fernandes)

Em entrevista concedida à Rádio Sagres 730, no programa a Hora do Esporte, André Luiz Pitta, presidente da FGF, explicou que falta definir o número de times classificados para a fase final.

“Com 12 times, não precisamos fazer aquele terceiro turno que causava tanta divergência. Dá pra fazer dois grupos de seis equipes, com jogos de ida e volta, um grupo contra o outro, e só falta ajustar quantos times passam, se dois classificados de cada grupo, ou quatro, com um mata – mata a mais, o que pode ser muito atraente para o campeonato”.

Uma outra questão que também será definida no Conselho Técnico é  a ordem de classificação. Para a fase final, a pontuação geral pode ser levada em conta, dessa forma, não aconteceria o tradicional cruzamento olímpico – primeiro de um grupo contra o quarto do outro –  e sim, primeiro contra o oitavo, segundo contra sétimo e assim por diante, independente dos grupos.

Doze times estão confirmados no Goianão 2019: Aparecidense, Goiás, Vila Nova, Atlético, Anapolina, Grêmio Anápolis, Itumbiara, Iporá, Crac, Goianésia, Goiânia e Novo Horizonte. Para André Luiz Pitta, uma maneira de se valorizar os times do interior.

“Seria valioso ter mais times do interior na primeira divisão, mas existe o limite entre acesso e rebaixamento. São times tradicionais, a expectativa é boa”, ressaltou.

O Campeonato Goiano 2019 deve começar entre os dias 15 e 20 de janeiro e por enquanto não está definido se terá transmissão da TV, pois o contrato terminou nesta temporada. Segundo André Pitta, esse assunto será discutido após as eleições para a presidência da FGF, que deve acontecer até o fim de outubro.