Foi dada a largada para o Campeonato Goiano de 2022 na tarde desta terça-feira (23). Depois de confirmados os acessos de Goiatuba e Morrinhos, respectivamente campeão e vice-campeão da Divisão de Acesso deste ano, os dirigentes dos 12 clubes e da Federação Goiana de Futebol (FGF) definiram os detalhes do torneio da próxima temporada.

Marcado para iniciar no dia 26 de janeiro de 2022, o Goianão 2022 segue com o mesmo regulamento da última edição, com dois grupos de seis equipes e 16 datas, sendo 10 nos finais de semana e seis no meios de semana, com 10 rodadas na primeira fase e jogos de ida e volta na fase final. A decisão do torneio está prevista para 3 de abril.

Por ora, a transmissão do torneio fica a cargo da FGF TV, enquanto a Rede Globo ainda estuda uma forma de transmitir na televisão aberta. Mesmo com o recurso do VAR Light, a utilização do árbitro de vídeo está confirmada apenas para as finais, também com possibilidade de uso nas semifinais, sempre com os custos bancados pelos clubes.

Confira os grupos do Goianão 2022
  • Grupo A: Grêmio Anápolis, Goiás, Anápolis, Jataiense, Goianésia e Morrinhos
  • Grupo B: Vila Nova, Atlético, Aparecidense, Crac, Iporá e Goiatuba

Campeão inédito em 2021, o Grêmio Anápolis foi definido como cabeça de chave junto com o Vila Nova, vice-campeão. Com os retornos de Goiatuba e Morrinhos, o sul goiano terá quatro representantes. Na próxima temporada, o futebol goiano terá sete representantes no Campeonato Brasileiro, dos quais três no Grupo A, enquanto o Grupo B conta com quatro.

Outra novidade da próxima temporada é que o clássico Goiás x Vila Nova não acontecerá na fase de grupos pela primeira vez desde 2015. Com os esmeraldinos promovidos para a Série A do Brasileirão, o confronto pode não ser realizado em 2022. Por outro lado, os vilanovenses reencontrarão o Atlético Goianiense depois de dois anos sem duelos.

Leia também