Neste sábado (03), Goiânia registrou a temperatura máxima de 39,8°C, batendo o recorde de 2019, que foi 38,4°C. De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), é segunda vez que a capital bate o recorde de calor na mesma semana.

Na última terça-feira (29), os termômetros já haviam registrado 39°C. Além do calor a unidade relativa do ar chegou a cerca de 9% neste sábado, o que caracteriza um clima de deserto.

A maior temperatura já registrada em Goiânia, foi de 40,4°C, em 17 de outubro de 2015. As altas temperaturas devem permanecer pelos próximos dias, uma massa de ar quente e seco está posicionada na região central do país, o que impede que as frentes frisas cheguem ao estado.

O calor começará a diminuir a partir do dia 10 de outubro, porém, a previsão de chuva é somente para a segunda quinzena do mês. Vários municípios do estado registraram altos índices de calor, na cidade de Goiás os termômetros chegaram a 42,7°C, em Aragarças o calor alcançou a marca de 42,1°C e em Itumbiara foram registrados 40,5°C.