Troféus da Taça BH (Foto: CBF)

Depois da final da Copa do Mundo, é hora de “mudar a chavinha” e direcionar as atenções para os clubes goianos. Mas nem só de Série B vivem Atlético, Goiás e Vila Nova em 2018. Os três clubes da capital goiana estreiam nesta terça-feira (17) na 34ª edição Taça Belo Horizonte, maior competição de equipes sub-17 do país. 

Neste ano, a Taça BH conta com 40 equipes, oito a mais que nas edições anteriores. São 10 grupos com quatro times cada. Além de equipes do interior e da capital mineira como Atlético-MG e Cruzeiro, participam outros grandes clubes como Flamengo, Corinthians, Grêmio, Internacional, São Paulo, Palmeiras, Santos, Vasco, Fluminense, Atlético-PR, entre outros. 

O Atlético-GO figura no grupo E com Criciúma-SC, Cruzeiro-MG e Porto Vitória-ES. O Goiás, por sua vez, jogará na primeira fase contra América-MG, Legião-DF e Santos-SP no grupo F. Já o Vila Nova enfrentará Grêmio-RS, São Paulo-SP e o Uberaba-MG, pelo grupo A. 

Atlético 

O Dragão estreia amanhã (17) contra a o Criciúma, às 9h da manhã, na Toca da Raposa. O coordenador das categorias de base do rubro-negro, Mauro Antñio, o “Maurinho”, diz que o grupo, que foi campeão goiano de base, está confiante para dar o primeiro passo na competição, e agora com treinador novo. 

“Muito confiantes. Que a gente possa fazer uma boa competição. A gente sabe da dificuldade do grupo. Nesta categoria tivemos algumas mudanças. Contratamos recentemente o Igor, que era o treinador do Vila Nova. Estamos muito esperançosos que a gente possa fazer uma boa competição, e o Atlético-GO vem investindo muito na base nos últimos anos, e nessa competição está dando todas as condições para que a gente possa, cada vez mais, aproximar o Atlético-GO de cada vez mais competições importantes como esta”, afirma. 

Goiás 

O Verdão tem logo de cara um adversário de peso, e encara o Santos às 15h, na Arena da Bola em Confins-MG. O gestor das categorias de base esmeraldinas, Rafael Barreto, diz que a competição é a vitrine para a equipe profissional do clube, que vai em busca do título inédito. 

“Estamos muito fortes na competição. Um exemplo é o Carlos Eduardo, que foi vendido agora pelo Goiás e disputou a Taça BH pelo GEC. Já teve destaque o Tales, o Jefferson, David Duarte. É uma competição muito importante. Se Deus quiser vamos conquistar belos resultados”, conclui. 

Vila Nova 

O gestor da base colorada, Glauber Caldas, reconhece que o Tigrão está em um dos grupos mais fortes da competição, e diz que estrear contra o Grêmio pode ser uma oportunidade para surpreender na Taça BH. 

“Temos boas perspectivas de surpreender, até porque a gente ficou no grupo mais forte, com São Paulo, Grêmio e Uberaba, que é uma incógnita porque nem disputam o campeonato mineiro. A gente imagina que dá para brigar com Grêmio e São Paulo, se a gente fizer bons jogos. A ideia é que a gente faça uma boa estreia contra o Grêmio para que a gente possa se impor e tentar essa classificação”, afirma. 

O São Paulo é o atual bicampeão da Taça BH, e vem como equipe favorita para esta edição. Passam para a próxima fase os líderes de cada grupo e os seis melhores segundos colocados.

Confira os grupos 

GRUPO A

Grêmio-RS

São Paulo-SP

Uberaba-MG

Vila Nova-GO 

GRUPO B

Betinense-MG

Corinthians-SP

Coritiba-PR

Vitória-BA 

GRUPO C

A.M.D.H. – MG

Figueirense-SC

Fluminense-RJ

Ponte Preta-SP 

GRUPO D

América-TO

Chapecoense-SC

Flamengo-RJ

Portuguesa-SP 

GRUPO E

Atlético-GO

Criciúma-SC

Cruzeiro-MG

Porto Vitória-ES 

GRUPO F

América-MG

Goiás-GO

Legião-DF

Santos-SP 

GRUPO G

Atlético-MG

Dínamo Esporte Clube-MG

Juventude-RS

Seduc-MS 

GRUPO H

Botafogo-RJ

Internacional-RS

Novohorizontino-SP

Villa Nova-MG 

GRUPO I

Atlético-PR

Boa Vista-RJ

Palmeiras-SP

Uberlândia-MG 

GRUPO J

Bahia-BA

Guarani-MG

Paraná-PR

Vasco-RJ