O Programa AlfaMais foi um dos destaques do primeiro dia do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 nesta terça-feira (19), em Brasília. Segundo o governo, a política pública em educação goiana melhorou o desempenho dos alunos do ensino fundamental em Português e Matemática, que passou de 49% para 56% entre 2021 e 2022.

Assim, Goiás investiu R$ 58 milhões em recursos para realizar o  Programa AlfaMais, política que visa a alfabetização das  crianças até o segundo ano do ensino fundamental. 

O Seminário Nacional pela Alfabetização 2023 é o maior debate sobre o processo para alfabetizar as crianças do país. Então, o governador Ronaldo Caiado afirmou no evento que a política da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) chega a 300 mil estudantes nos 246 municípios goianos. 

Alfabetização em destaque

A alfabetização em Goiás é de responsabilidade dos governos municipais. Assim, o Programa AlfaMais é um esforço conjunto entre Estado e municípios para  garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

O programa capacitou 3 mil gestores da educação infantil. Além disso, distribuiu em todo o estado cerca de 350 mil livros, 144 mil kits escolares e 13 mil kits literários. 

A política foi apresentada diante de outros gestores brasileiros, entre governadores e secretários de educação. A secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, também esteve no evento.

Caiado reforçou a importância de ações conjuntas entre gestões estaduais e municipais no combate ao analfabetismo funcional e digital. “Só com educação de qualidade é possível romper o ciclo da pobreza”, afirmou.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade.

Leia mais: