Iniciamos o segundo semestre de 2022, com um programa festivo. Nosso entrevistado deste primeiro programa de agosto foi meu querido amigo e xará (de nome e sobrenome) Estevão Costa Andrade, um ser dú bem, um paizão, gerente da Renapsi e presidente do Grupo Arte Nascente (GAN), uma instituição que trabalha com arte pela valorização da vida.

Ouça o programa Nosso Melhor em formato de podcast:

Ouça “#32: Grupo Arte Nascente – GAN: 34 anos valorizando a vida” no Spreaker.

Tive a honra de ser um dos jovens fundadores do GAN em agosto de 1988, na força de uma amizade sincera e no querer de fazer uma arte nascente, criando o Belo e o Bom em harmonia. Foi justamente pelo GAN estar completando 34 anos, que nossa conversa foi fundo na história e ações desse grupo tão especial para mim e para tantos que valorizam a arte e a vida.

Integrante do grupo há 30 anos, Estêvão Andrade lembra que conheceu o GAN por meio de sua irmã, que já participava do grupo. Quando foi criada a área de artes visuais, Estevão entrou de cabeça para cuidar desse trabalho.

Nosso entrevistado lembra das ações de conscientização contra o aborto e o uso de drogas, as peças e shows desenvolvidos que rodaram Goiás e chegaram a ser apresentados no exterior, sempre em favor da vida. Com o tempo, várias pessoas passaram pelo grupo, algumas permanecendo por décadas, outros com passagens mais curtas, sempre contribuindo com a causa, ampliando as ações e o alcance do GAN.

O GAN começou como um grupo dentro do Posto de Auxílio Espírita (PAE) e depois ganhou sua independência, tornando-se uma ONG. A última atualização formal foi a instituição da LGPD. O GAN está nas plataformas de streaming de áudio e vídeo, como o Spotify e o Youtube, onde é possível conferir os espetáculos e ações do grupo. Vale a pena conferir. https://linktr.ee/grupoartenascente

Esta semana marca o retorno das atividades presenciais do GAN neste segundo semestre. Estevão Andrade adianta que vem novidades por aí, na música e no teatro. Durante a pandemia, várias foram as palestras e lives que o GAN realizou ou participou como convidado. “Conseguimos nos adaptar bem a essa nova realidade que se colocou sobre nós” lembra Andrade.

Pirenópolis

Presidente do ITCO, instituição responsável pela revisão do Plano Diretor de Pirenópolis, Celomar Breda informa que duas importantes etapas do processo já foram concluídas: o Diagnóstico da Leitura Comunitária e o Diagnóstico Técnico da Cidade.

No primeiro, as respostas dos cidadãos, sejam enviadas on-line ou fruto das reuniões comunitárias e setoriais, já estão registradas e compiladas no site do Plano Diretor. No segundo diagnóstico, que envolveu estudos ambientais, planejamento urbano, infraestrutura, legislações e governança, entre outros, está apenas sendo revisada e vem ser publicada nos próximos dias no site da cidade  www.pirenopolis.go.gov.br

Assista ao programa completo

Temas abordados

Leia mais do blog Nosso Melhor: