Sagres em OFF
Rubens Salomão

Iris Rezende mantém neutralidade sobre desembarque após ouvir Daniel Vilela e Rogério Cruz

Como antecipado pela coluna Sagres Em Off, o ex-prefeito Iris Rezende (MDB) voltou às conversas políticas em Goiânia na segunda-feira (05) e, mesmo fisicamente presente, acompanhou à distância as decisões tomadas pela direção do MDB e a prefeitura de Goiânia no processo de desembarque do partido, que resultou na entrega de 14 cargos de primeiro escalão.

Nos dias seguintes, Iris recebeu os dois lados no escritório político que mantém na Avenida T-9. Na terça-feira (06), conversou por uma hora e meia com o presidente regional do MDB, Daniel Vilela, acompanhado pelo ex-secretário municipal e coordenador da campanha de 2020, Agenor Mariano. Ontem, ouviu por mais de duas horas as explicações do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que levou os secretários Arthur Bernardes (Governo) e José Firmino (particular).

Depois das conversas, o ex-prefeito mantém a decisão de se manter neutro e, na prática, frustra os que esperavam alinhamento automático com Daniel, por conta de sua postura tradicionalmente partidária. Ao mesmo tempo, reforça o argumento o prefeito de que o MDB não deixou a gestão, mas apenas um pequeno grupo do partido.

Quando questionado por aliados próximos, Iris desconversa, reafirma que está aposentado e que todos os diálogos foram muito bons, sem entrar em detalhes. O posicionamento neutro mantém os argumentos dos dois grupos políticos, de Rogério e de Daniel, que encerraram, com o rompimento, uma disputa interna por poder no Paço Municipal.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Ampliação

Sem o respaldo de um grande partido na gestão e com base restrita a vereadores e o partido Republicanos, Rogério Cruz passou a buscar maior representatividade para a equipe junto a caiadistas. O primeiro movimento foi convite para a filha do governador, Anna Vitória Caiado, que voltaria a assumir a Procuradoria-Geral do Município.

Administrativa

Ronaldo Caiado foi aconselhado e prefere, por enquanto, manter a proximidade com o Paço Municipal apenas em termos administrativos e não políticos. Anna Vitória agradeceu, mas recusou o convite. Ela foi PGM nos primeiros dois anos do mandato de Iris Rezende.

Discrição

O primeiro a tomar café no escritório de Iris Rezende nesta semana, no retorno do ex-prefeito a Goiânia, foi o governador Ronaldo Caiado. A visita ocorreu no início da manhã de segunda-feira, não teve testemunhas e durou quase duas horas.

Transferência

Os iristas exonerados por Rogério Cruz têm avançado em conversas para assumir cargos no governo estadual. São eles Marcela Araújo (que estava na Administração); Aristóteles de Paula, o Toti (Comurg); Zilma Peixoto (Amma); e Kléber Adorno (Cultura).

Dobradinha

Além da nomeação para a Secretaria Municipal de Cultura do ex-vereador Zander Fábio, condenado em dois esquemas de desvios de recursos públicos em 2014 e 2020, o prefeito Rogério Cruz também nomeou outro ex-vereador condenado: Pedro da Costa Freire.

Quem?

Conhecido como Pedro Azulão, o novo secretário executivo da Secretaria de Governo é pai do vereador Pedro Azulão Júnior. O ex-vereador foi condenado pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em 2013, por desvio de dinheiro público. Ele teria se apropriado de parte dos pagamentos de seus assessores.

Mais lidas:

Leia também: