O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, foi o entrevistado da Rádio 730 na manhã desta terça-feira (10). Ele participou dos programas Clube da Notícia e Rede Clube de Rádios. Jornalistas de 11 emissoras parceiras da Rede Clube de Comunicação fizeram perguntas ao secretário. Mesquita comentou a chegada dos agentes da Força Nacional de Segurança ao Estado para auxiliar na investigação de homicídios não solucionados anteriores a 2008. Eles atuarão em Goiânia e Rio Verde, no Sudoeste goiano.

Segundo Mesquita, a vinda da Força Nacional foi um pedido feito por ele e pelo governador Marconi Perillo ao governo federal, em fevereiro deste ano. “É mais uma cooperação entre União e Estado, que permite que possamos, em relação a casos de homicídio até 2008, poder ter uma atenção prioritária e integral a esses casos. É um reforço importante que chega em boa hora”, disse.

Ele também afirmou que a equipe contribuirá muito com a Polícia Civil para que os crimes sejam definitivamente esclarecidos.

Joaquim Mesquita também discutiu o aumento no número de homicídios cometidos no Estado nos últimos anos. Segundo ele, o crescimento da taxa de homicídios não ocorre só em Goiás. Ele comparou com São Paulo, que também registrou aumento no índice de criminalidade. O fator que contribui para esse aumento, apontado por Mesquita, é a deficiência no número de efetivos. “Tenho salientado que o maior desafio da Segurança Pública vale para Goiás e para todos os Estados: a manutenção de um efetivo, do número de policiais que tenha condições de fazer frente ao crescimento econômico e desenvolvimento dos Estados”.

“Desafio que é muito grande para os Estados por conta dos custos do pagamento da folha de salário. Os Estados estão limitados pelo termo de responsabilidade fiscal e crescimento de receitas. Não conseguem contratar policiais em número suficiente para atender as demandas que se agravam em razão de uma legislação extremamente leniente, que permite que pessoas que praticam crimes continuem nas ruas”, justifica o secretário.

A entrevista na íntegra pode ser ouvida no link abaixo e lida na edição do jornal A Rede do próximo domingo (15), que chega às bancas no sábado (14) e estará disponível na versão on-line na sexta-feira (13), no www.jornalarede.com.br.

 

{mp3}stories/2013/Setembro/JOAQUIM_MESQUITA_01{/mp3}

 

{mp3}stories/2013/Setembro/JOAQUIM_MESQUITA_02{/mp3}