Você já ouvir falar da LaLiga Genuíno Santander?
Até semana passada não tinha conhecimento desta competição que é promovida pela LaLiga, empresa que promove e organiza o Campeonato Espanhol. Fui buscar informações e me encantei com o projeto que existe desde 2017.
É uma competição com equipes formadas por pessoas com deficiência intelectual e que tem o foco na integração social. Uma iniciativa pioneira no mundo do futebol.
Superinteressante a ideia de normalizar a prática do futebol para as pessoas com deficiência intelectual. Existem equipes masculinas, femininas e mistas – com jogadores a partir de 16 anos.
Na atual temporada são 44 equipes. Algumas tradicionais no futebol espanhol como Barcelona, Real Madrid, Valência, Sevilla, Cádiz, Villareal, Betis, Osasuna, Zaragoza, La Coruña e Getafe. Elas são divididas em grupos e os jogos são disputados no final de semana em seis etapas – em cidades escolhidas.
Separei um clipe com imagens da LaLiga Genuíno Santander
Lindo o projeto da @LaLiga que tem uma competição para pessoas com deficiência intelectual. Já são 5 temporadas. É o Campeonato Espanhol da modalidade que conta com times tradicionais como Barcelona, Real Madrid, Valência e Sevilla.
— Charlie Pereira (@charliepereira_) February 9, 2023
Um belo exemplo… que chegue ao Brasil. pic.twitter.com/Sv9ZS2tD1f
Marcas gigantes estão associadas a competição como Puma, Burger King, Panini, Allianz, Nissan, Microsoft e Santander.
A competição já visitou os Estados Unidos e realizou um torneio de exibição. Tem álbum de figurinhas. Muitos jogadores são contratados pelos patrocinadores do torneio. Os técnicos realizam cursos acadêmicos para o trabalho e treinamento com pessoas com deficiência intelectual.
Javier Tebas, presidente da LaLiga, no momento do pontapé inicial da LaLiga Genuíno Santander destacou o entusiasmo, a missão e responsabilidade com o projeto: “Viver a competição com espírito desportivo e respeitando os valores de camaradagem, fair play e competitividade”.
Confira mais detalhes deste golaço de inclusão no canal do Youtube.
Que o exemplo chegue ao Brasil… Alô CBF!!!

- Este conteúdo está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 10 da Organização das Nações-Unidas (ONU) – Reducação das desigualdades