Após sofrer uma virada histórica na primeira rodada, o fantasma da eliminação estava assombrando a Argentina. Com uma atuação fraca, o drama argentino persistiu até os 18 minutos do segundo tempo de Argentina x México, quando Lionel Messi chutou de fora da área – sem chances para o goleiro Ochoa – e marcou o gol do alívio!
Leia mais: Quebrada ‘maldição’ do atual campeão da Copa do Mundo
Mesmo apagado em campo, Messi anotou o gol que tirou um peso das costas dos hermanos e levou ao delírio a torcida presente na arquibancada do estádio Lusail – que recebeu 88.966 torcedores. Aos 41, Enzo Fernández ampliou a vantagem hermana com mais um golaço!
Além de colocar a Argentina à frente no marcador, Messi também igualou o recorde do ídolo argentino, Diego Maradona, com 8 gols em Copas do Mundo. Ao todo, o craque do PSG já marcou 93 gols pela seleção.
E com a partida contra o México, neste sábado (26), o jogador de 35 anos, alcançou Maradona no número de jogos disputados com a camisa da Argentina em Copas. Agora, ambos somam 21 jogos. Em assistências, Messi ainda não atingiu a marca de Maradona, Lionel tem 5 passes para gol, enquanto Diego tem 8.
Maradona disputou as Copas do Mundo de 1982 (Espanha), 1986 (México), 1990 (Itália) e 1994 (Estados Unidos). Messi está participando da sua quinta Copa, após jogar os Mundiais de 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia).
Lionel é o líder em jogos e gols pela Argentina, já são 166 partidas e 93 gols, considerando todas as competições que disputou com a seleção. Maradona atuou 91 vezes com a camisa argentina e anotou 34 gols.
Reencontro com Tata Martino
O confronto entre Argentina e México marcou o reencontro entre o craque Lionel Messi e o técnico Tata Martino, hoje à frente da Seleção Mexicana. Messi já foi comandado pelo treinador no Barcelona (2013/14) e na Seleção Argentina (2014/15/16).
Além disso, os dois nutrem uma amizade de longa data. Ambos nasceram em Rosário e foram formados pelas categorias de base do Newell’s Old Boys, tradicional time argentino.
Jorge Messi – pai de Lionel -, era fã de Tata Martino e passou sua paixão para o filho, que anos depois ganhou o mundo com seu futebol.
Rivalidade
A possibilidade da Argentina ser eliminada na segunda rodada da Copa do Mundo, deixou a torcida brasileira empolgada. Nas redes sociais, o que não faltaram foram memes e apoio a Seleção Mexicana. No entanto, ‘secar’ os hermanos não foi suficiente para parar a seleção sul-americana.