A cidade de Aachen, na Alemanha, decidiu coletar somente os resíduos separados corretamente. A decisão drástica ocorreu para aumentar o engajamento da população na separação correta do lixo orgânico. Então, a medida começou após uma análise da gestão pública constatar que mais de 90% dos resíduos depositados nas lixeiras não estavam separados, mesmo com a disponibilidade lixeiras exclusivas para os resíduos orgânicos.

O ciclo dos resíduos orgânicos interferem na saúde humana. Pois, com a separação incorreta dos resíduos, a empresa que coleta não consegue separar plásticos, vidros e metais dos restos de alimentos que são direcionados para a agricultura.

Por isso, então, a empresa municipal de gestão de resíduos de Aachen definiu que a partir de abril, os funcionários só irão coletar o lixo que estiver corretamente separado. 

A funcionária da empresa gestora dos resíduos, Anja Maul, comentou que os contaminantes que se misturam com o lixo orgânico acabam voltando nos alimentos. “Queremos aumentar significativamente a qualidade dos resíduos orgânicos e manter os contaminantes fora do material valioso que pode ser utilizado para produzir compostos de alta qualidade”, disse.

Campanha

A gestão municipal de Aachen buscou meios de conscientizar e engajar a população da cidade acerca da nova política de gestão dos resíduos orgânicos. Por isso, a empresa começou uma campanha de adesivação das lixeiras especificando o que colocar em cada uma delas no início do ano.

Depois, enviou cartas à população revelando a decisão de recusar a retirada de lixo das lixeiras que não tiverem os resíduos separados corretamente a partir de abril. Assim, todos na cidade devem se adaptar à nova realidade. 

*Com informações do portal CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento e o ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis.

Leia mais: