O Ministério da Educação (MEC) divulgou os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023 na quinta-feira (22). O retrato que contou com dados da “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD)” mostrou que mais de 68 milhões de brasileiros de todas as faixas etárias não concluíram o ensino básico.

O número inteiro é de 68.036.330 cidadãos sem a escolarização básica no país. Mas ao considerar a idade “normal” de escolarização, o censo revelou que 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio. 

A evasão escolar no ensino médio é maior no 1º ano, com a desistência de cerca de 7% dos alunos em 2021 e 2022. Porém, o MEC também apontou que os jovens acima de 24 anos não estão frequentando nenhuma instituição de educação básica porque as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) caíram 7% de 2022 para 2023.

Causas e soluções

A evasão no ensino médio é o problema central dos adultos sem ensino básico. Por isso, o ministro da educação, Camilo Santana, apontou a necessidade corrigir os problemas nesta etapa. “Não queremos deixar ninguém para trás. Queremos reverter a tendência de o jovem precisar ir para a EJA lá na frente”, disse.

Entre as principais causas da evasão, os dados apontam reprovações (taxa de 7,9% nos anos finais do ensino fundamental e 13,4% no ensino médio). Outros fatores são: lacunas na aprendizagem, necessidade de trabalhar simultaneamente ao estudo e a estrutura do ensino. 

Nesse sentido, Santana celebrou o Programa Pé-de-Meia, política criada para dar assistência aos estudantes do ensino médio. Além disso, o ministro defendeu o ensino integral no país.

“Todos os estudos e evidências já mostraram que uma escola de tempo integral que amplie o projeto de vida do aluno, que tenha apoio psicológico e na área esportiva, é uma escola que diminui abandono e evasão”, disse o ministro.

*Este conteúdo está alinhado aos Obejtivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de Qualidade.

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