Ouça “#43: Mar revolto faz bom marinheiro” no Spreaker.

O que você está sentindo com esta polarização no Brasil? É possível encontrar paz para empreender? O que podemos fazer para minimizar este clima em nossas vidas e nos negócios? Estas e outras perguntas eu fiz ao nosso entrevistado desta semana, o empresário Luís Cesar Hoeckele.

Com mais de 20 anos de consultoria a pequenas e médias empresas, Luís Cesar diz que é possível empreender em meio a um cenário como o atual. Há empresas que têm prosperado, cada uma a sua maneira. “É possível navegar em mar turbulento”, brinca.

No campo pessoal, o empresário afirma ser necessário ter momentos de introspecção e positividade no cotidiano. Ter pessoas com quem conversar, se aconselhar, também é parte de um processo de autoproteção. Os pensamentos, diz, têm força, e muitas das preocupações são meramente imaginárias. É preciso ter foco nos verdadeiros problemas.

Eleições

O cenário eleitoral está acirrado. Diariamente somos bombardeados de notícias, muitas vezes mentirosas, além de vídeos, propagandas eleitorais e todo tipo de mensagem. Isso tem gerado desgaste mental em várias pessoas que não veem a hora disso tudo acabar.

A busca de aceitação de um indivíduo por um grupo é um sintoma dessa polarização, afirma Luís Cesar Hoeckele. O que procura fazer, diz, é manter a paz consigo e com seus próximos. Independente de qual seja o seu candidato, é fundamental respeitar quem pense diferente. “Continuo convivendo com amigos, com parentes e com pessoas na empresa, isso não vai terminar com as eleições”, frisa.

A agressividade da campanha, as fake news e as acusações tomaram o lugar dos projetos e das propostas de governo nessas eleições. Para Luís Cesar, existe uma carência enorme de instrução, de ferramentas básicas da cidadania, como moradia, saneamento básico, gestão ambiental e, conforme nosso entrevistado, temos tudo para solucionar nossos problemas. “Há, bons administradores espalhados pelo Brasil, mas falta um projeto de nação”, continua.

No Brasil, mais de 60% das empresas fecham antes de completar cinco anos, o que gera prejuízos para o empreendedor e atravanca o crescimento econômico. Para quem vai empreender, muitas vezes falta conhecimento para abrir e tocar seu negócio. Luís Cesar defende que haja mais instituições voltadas a capacitar esse público, a exemplo do Sebrae. “É preciso que o empreendedor tenha todos os dados, todas as informações sobre seu empreendimento”, pontua. É fundamental ter uma boa equipe, um bom marketing e um bom controle de caixa. Com um bom modelo de gestão, afirma, os resultados chegam.

“Não tome decisões sozinho. Converse com pessoas de confiança. Escute que entende do assunto”, enfatiza Luís Cesar. Ter boas orientações é essencial para os negócios e, sobretudo para a vida!

Assista ao programa completo!

Confira edições anteriores do programa Nosso Melhor: