Assim como o Estádio Fonte Nova, de Salvador, que apresentou nesta terça-feira (9) um novo índice de execução das obras, o estádio do Maracanã também divulgou sua nova marca: 70% da construção já estão prontos.

Palco da final da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, a arena carioca entra na reta final das obras, com atenção especial para a fase de acabamentos e para a instalação da cobertura. As informações são da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).

“A parte mais pesada da reforma, que envolveu muito trabalho com concreto e estruturas metálicas, acabou. É uma fase de muita exigência do ponto de vista da engenharia e das dificuldades próprias de uma estrutura antiga, como é a do Maracanã”, explicou o presidente da Emop, Ícaro Moreno.

“Agora, entramos numa outra fase que é a dos detalhes. Esta exige mais mão de obra e mais cuidado nos acabamentos de banheiros, bares, camarotes, luminárias, enfim de instalações diversas”, disse.

Estrutura

No caso do Maracanã, 120 macacos hidráulicos irão levantar a estrutura metálica que sustentará a lona tensionada, feita de fibra de vidro e teflon. A manta será montada com a ajuda de alpinistas industriais e de guindastes. 

Estima-se que até novembro próximo todos os aneis de tração e todos os cabos de aço estejam montados na estrutura metálica.

Orçado em aproximadamente R$ 860 milhões, o Maracanã terá capacidade para 76 mil lugares. Nele, serão disputadas três partidas da Copa das Confederações e outras sete na Copa do Mundo. O estádio vai receber a final dos dois eventos. (Com Portal da Copa)