Entre o dia 1º de abril e esta sexta-feira (16/4), Goiás registrou 1.824 mortes provocadas pela Covid. O número é 70% maior do que o índice registrado no mesmo período de março, que foi o mês mais letal da pandemia no estado. Os dados são da Secretaria de Saúde de Goiás.

Leia também: Goiás registra mais de 2,6 mil casos e 71 mortes por Covid-19

Para fazer a comparação, o Sagres Online teve como base os boletins que são divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde. Para a contagem deste período foi utilizado os boletins divulgados nos primeiros 15 dias de cada mês.

Março foi o pior mês da pandemia, com 3.069 vidas perdidas para o coronavírus. Na primeira quinzena foram 1.070 mortes. O número é 70% menor do que o registrado nos últimos 15 dias deste mês (1.824). A média de mortes nesse período de março foi de 71 por dia contra 121 óbitos diários em abril. Esse período de abril também supera todos os 30 dias dos meses de 2020, além de janeiro e fevereiro de 2021.

Segundo o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, os números ainda são reflexo do mês de março. “No mês passado tivemos uma exacerbação muito grande do número de casos e pacientes com necessidade de UTI. Existe um delay nos registros, mas sabemos que o mês de março foi, até agora, o mais crítico em Goiás e no Brasil”, informou Ismael em entrevista à TV Goiânia Band.

Isso não quer dizer que abril será tranquilo, ressaltou o secretário. “É um mês de extremo cuidado. Ainda temos taxa de ocupação alta, mas com discreta tendência de queda. Por isso, é fundamental que continuemos tomando os cuidados necessários”, lembrou Ismael.

A taxa de ocupação de leitos de UTI nesta sexta-feira, às 21h, é de 90,35%. A ocupação nas enfermarias é de 70%.