O Pacto Global da ONU no Brasil anunciou o Movimento Impacto Amazônia na quinta-feira (14), na sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos. Assim, a proteção da floresta entra nos compromissos que visam acelerar a Agenda de 2030, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

A iniciativa busca investimentos para a preservação da floresta e políticas de valorização dos povos e territórios tradicionais da região. Além, ainda, de prever a união de tecnologia e sustentabilidade. Então, o Movimento Impacto Amazônia é a primeira ação específica para a região amazônica.

O objetivo principal com o anúncio é o compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Desta forma, com o foco na preservação da floresta, a ONU espera atingir os ODS comprometidos com as ações climáticas, o consumo e produções responsáveis e a agricultura sustentável.

Movimento

Entre as primeiras ações já conhecidas do Movimento Impacto Amazônia estão a atuação de empresas brasileiras. Sendo assim, o Banco do Brasil deve investir R$ 23 bilhões em ações climáticas na região no primeiro semestre de 2024. Os recursos podem gerar projetos de energias renováveis e eficiência energética.

Ademais, a Eletrobras e a Ambipar são embaixadoras do Movimento. Além dessas empresas, entidades como o Ministério Público Federal vão desenvolver soluções para os problemas da Amazônia através de grupos de trabalho.

Leia mais: