Essa semana começa a ser exibido o primeiro podcast sobre a música do grande compositor Ennio Morricone. Para mim um dos grandes compositores ainda em plena atividade, apesar dos seus 90 anos. Um dos seus últimos trabalhos por exemplo foi para o Quentin Tarantino, no filme “Os oito odiados”, quando ganhou o Oscar de melhor trilha, concorrendo com John Williams.

Nesses noventa anos, o maestro fez músicas para 500 filmes. Você imagina o que é fazer música para tantas histórias? Posso lhe garantir que não é nada fácil criar tanta melodia e harmonia e agradar a tanta gente. Mas, gênio é gênio não é verdade?

Ennio nasceu em Roma na Itália, e teve um pai músico trompetista que o fascinava a ponto, de ele querer seguir, as pegadas do pai. Desde cedo foi logo mostrando seu talento pela música. Aos 6 anos já estava compondo e tocando seu trompete.

Na adolescência saía com o pai para as Jam Sessions em clubes de jazz de Roma, logo depois foi fazer arranjos na Rádio e TV Italiana – a RAI – e a seguir começou no cinema musicando “Il Federale”, para o diretor Luciano Salce. Era uma comédia que girava em torno do fascismo de Mussolini.

Logo os americanos descobriram o talento do mestre e os convites para musicar os filmes produzidos em Hollywood, começaram a aparecer e o primeiro foi com o diretor Dom Siegel, que tinha acabado de rodar um western com Clint Eastwood e Shirley Maclaine. A trilha criada por Ennio tinha uns instrumentos jamais usados em um arranjo como: campainha de casa, apito e uma linha melódica muito diferente com flautas fazendo um solo repetitivo como se fosse um mantra, e na segunda parte do tema, ouve-se  um cântico Gregoriano, com vozes femininas que pontuam a personagem de Shirley Maclaine, que vivi uma freira no filme.

A inventividade do maestro Ennio Morricone impressionou o diretor Don Siegel e aí as portas da América se abriram para o compositor. Serão 4 programas contando sobre a obra do gênio Ennio Morricone.

De uma coisa tenho certeza, se você gosta de música de cinema, você terá um prato cheio de sonoridades {Morriconianas}

Aproveite!

Confira a edição de hoje, na voz de Beto Strada


Ouça +

Ouvindo Cinema #4 | Conheça o trabalho de Pedro Almodóvar

Ouvindo Cinema #3 | Conheça o trabalho de Tarantino e Kill Bill

Ouvindo Cinema #2 | Conheça o trabalho de Quentin Tarantino

Podcast Ouvindo Cinema

A série de podcasts “Ouvindo Cinema” é apresentada e produzida pelo cinéfilo, musicista, compositor e arranjador, Beto Strada. A ideia é compartilhar com o público, em um formato atual, e ampliar a percepção do público do Cinema por meio de suas trilhas sonoras e efeitos.

Os episódios serão postados sempre às quinta-feiras, às 14h, no SoundCloud, Itunes, Spotify, Dreezer, Google Podcast e Youtube. Na Rádio Sagres vai ao ar, toda quinta-feira, a partir de 14h30 e com reprises ao longo da nossa programação.  Na Sagres TV, o programa é uma das atrações do programa Sagres Sinal Aberto e terá reprises ao longo da programação.