Sagres em OFF
Rubens Salomão

Pesquisa mostra aprovação e trajetória de crescimento de Bolsonaro no Centro-Oeste

Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência, mas revela recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Região Centro-Oeste – tanto na aprovação do governo quanto nas intenções de voto. Os dados revelam motivos pelos quais os três principais pré-candidatos ao governo de Goiás mostram interesse em aproximar relações com o público bolsonarista.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#416: Pesquisa mostra aprovação e trajetória de crescimento de Bolsonaro no Centro-Oeste” no Spreaker.

Tanto o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), que tem o apoio direto do presidente, quanto Gustavo Mendanha (Patriota) e o governador Ronaldo Caiado (UB) organizam movimentos em busca dos votos de direita. Segundo a pesquisa, Bolsonaro alcança no Centro-Oeste o maior índice de aprovação da gestão, que segue estável em 30%, depois de trajetória de crescimento desde novembro de 2021. No mesmo período, a avaliação negativa sofreu sucessivas quedas – de 54% para os atuais 40%. Outros 28% avaliam a administração como regular.

Já nas intenções de voto, o levantamento da Quaest mostra inversão de posições entre os dois polos da eleição. A região é a única em que Bolsonaro lidera com subida de 32% para 49% das intenções. Já o ex-presidente Lula caiu da liderança, dos anteriores 42% para 31% agora. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas de forma presencial nos 27 estados, entre os dias 5 a 8 de maio. O índice de confiança é de 95%, a margem de erro de 2 pontos percentuais, com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01603/2022.

Foto: Bolsonaro durante visita à cidade de Sinop, no Mato Grosso. (Crédito: Divulgação)

Nacional

No cenário geral, Lula lidera as intenções de voto para o primeiro turno, com 46%, no cenário em que há mais candidatos na pesquisa estimulada. O presidente aparece em segundo lugar, com 29%. Neste cenário, Lula tem mais intenções de voto do que os demais pré-candidatos somados (44%) e, por isso, há a possibilidade de vitória em primeiro turno.

Possibilidade

No entanto, por conta da margem de erro, a pesquisa aponta a chance de a disputa ir para o segundo turno. Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; João Doria (PSDB), com 3%; e André Janones (Avante), com 3%.

Simbólico

Depois da troca no comando do PL em Goiás, com saída do casal Magda Mofatto e Flávio Canedo, o presidente biônico, major Vitor Hugo indicou a esposa do senador Vanderlan Cardoso (PSD), Izaura Cardoso, para a segunda vice-presidência do PL em Goiás.

Nova composição

O primeiro vice-presidente é o pré-candidato ao Senado Wilder Morais. A mudança no comando regional do partido foi concretizada e evento marcado para este sábado (14) servirá para que a nova executiva estadual seja apresentada aos filiados.

Foto: Instalação da CPI do Leite, na Alego. (Crédito: Hellenn Reis / Divulgação)

Investigação

A Assembleia Legislativa realizou a reunião de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar supostas irregularidades na cadeia produtiva do leite no Estado, a CPI do Leite. O presidente será o deputado Amauri Ribeiro (UB) e o relator será Eduardo Prado (PL). Três requerimentos já foram aprovados.

Convocação

O primeiro chama as indústrias Italac, Piracanjuba, Lactalis, Marajoara e Nestlé, enquanto que o segundo pedido aprovado convoca os supermercados Assaí, Extra, Bretas, Carrefour, Big, Pró-Brasília e Tatico. O outro requerimento determina o tempo limite da CPI, que será de 120 dias.

Explique

Amauri aponta que a intenção é investigar os baixos preços pagos ao produtor, bem como supostas irregularidades em notas fiscais. “Queremos saber onde está a falha nesta cadeia. Vamos chamar representantes de laticínios, comércio atacadista e varejista para encontrar o erro. Essa CPI trará à tona irregularidades da cadeia, inclusive porque o produtor só recebe 50 dias depois de entregar o leite sem saber o valor que será pago.”

Definitivo

Os vereadores de Goiânia aprovaram projeto para proibição de porte de arma dentro das dependências da Câmara Municipal, durante sessão tumultada nesta quinta-feira (12). A matéria foi proposta após o vereador Sargento Novandir (Avante) ameaçar trocar tiros com Santana Gomes (PRTB).

Tentativa

Sargento Novandir chegou a apresentar uma emenda para que o porte de arma fosse proibido somente no plenário, nas salas de comissões e de reuniões. No entanto, a ideia acabou sendo rejeitada com 14 votos contrários e quatro favoráveis.

Mais lidas:

Leia também: