A Câmara de Goiânia entregou o Código Tributário Municipal à Prefeitura de Goiânia nesta quarta-feira (27), no prazo solicitado pelo prefeito Rogério Cruz, e levou em troca a antecipação da eleição da mesa diretora, primeiro tema deste episódio do PodFalar, que trata também da precipitação das campanhas eleitorais de 2022.

Com antecedência de um ano e quatro meses, a Câmara de Goiânia elegeu nesta quinta-feira (30) sua nova mesa diretora. Aos 34 anos de idade, no segundo mandato de vereador, Romário Policarpo (Patriota) conseguiu algo inédito, se eleger presidente da Câmara de Goiânia três vezes consecutivas.

A eleição agora só foi possível depois de mudança no regimento interno aprovada durante a votação do Código Tributário Municipal e em meio a um acordo com o Paço Municipal, que no início do ano havia barrado a iniciativa de vereadores de reelegerem Romário Policarpo.

Já as eleições gerais de 2022 chegaram com a primavera de 2021. O presidente Jair Bolsonaro deu a largada em seu projeto eleitoral nesta semana, com uma série de viagens pelo país. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (DEM), desencadeou a campanha ao confirmar, no dia 22, a indicação de Daniel Vilela (MDB) como candidato a vice-governador em sua chapa. Na sequência, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, pediu sua desfiliação do MDB e confirmou sua pré-candidatura a governador pela oposição.