Com capital político que conquistou ao vencer a eleição no primeiro turno, o futuro governador Ronaldo Caiado (DEM) colheu importantes vitórias nesta semana. A Assembleia Legislativa aprovou o Orçamento Impositivo com redução de 1,2% para 0,5% do percentual da receita de 2019 destinado a emendas dos deputados. Aprovou também a reinstituição dos incentivos fiscais com uma redução de benefícios equivalente a um aumento de R$ 1 bilhão na receita de ICMS para o próximo ano.

O próximo desafio de Caiado será montar seu governo e preparar a reforma do Estado que prometeu fazer. O futuro governador afirmou mais de uma vez que “saberá dar o exemplo” no corte de gastos para buscar o equilíbrio das contas públicas. Ele mantém contatos com técnicos do governo federal para encontrar uma saída para esse ajuste. Caso da reunião que teve na quinta-feira (6) com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida Júnior, que será mantido por Bolsonaro, e com Roberto Campos Neto, futuro presidente do Banco Central.

O segundo tema deste PodFalar é a Operação Confraria e seus reflexos para o ex-governador Marconi Perillo e o PSDB. A operação prendeu o presidente da Cadego, Júlio Vaz, o chefe dos Distritos Industriais da companhia, Márcio Gomes Borges e sua mulher Meire Cristina Rodrigues Borges, e o ex-presidente da Agetop, Jayme Rincón, que já havia sido preso em 28 de fevereiro, na Operação Cash Delivery.