Sagres em OFF
Rubens Salomão

Prefeito Rogério Cruz se esquiva de decisões partidárias para eleição estadual de 2022

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, afirmou em entrevista à Sagres 730 que não participa e nem pretende entrar nas articulações de seu partido, o Republicanos (antigo PRB), para a formação de alianças e chapas para a eleição estadual de 2022.

A oficialização do ex-vereador no comando do Paço Municipal, depois da morte de Maguito Vilela, alçou a sigla a novo patamar nas conversas para construção de projeto para a eleição a deputado federal e estadual, mas também para formação de chapa majoritária, de olho nas vagas de vice-governador e Senado.

O prefeito, no entanto, entrega a responsabilidade de decidir os rumos do partido ao presidente do partido em Goiás, deputado federal João Campos, e ao deputado estadual pastor Jeferson Rodrigues.

“As nossa idas e vindas ao Palácio (das Esmeraldas) é justamente para tratar assuntos da nossa cidades buscando apoio e fortalecimento da nossa gestão com o governador. Agora, quando se fala de política e de 2022, eu não entro muito. As conversas tem que ser feitas entre partidos e com o presidente do Republicanos”, desconversa o prefeito.

O Republicanos avançou em diálogos com o DEM, do governador Ronaldo Caiado, mas encontrou entraves para finalizar a indicação para a Secretaria de Desenvolvimento Social. O partido também mantém boa relação com o MDB, de Daniel Vilela, e não desconsidera repetir no próximo ano, a aliança que levou Rogério à prefeitura, em 2020.

Tempo para tudo

A direção o Republicanos, na prática, aponta que não há razão para antecipar a composição de aliança com base ou oposição ao governo neste momento. As conversas devem continuar com os dois lados, mas a definição fica para o primeiro semestre de 2022.

Lá e cá

O deputado Francisco Júnior aponta que as conversas do PSD para as próximas eleições também passam a ocorrer em ritmo mais lento, depois do alvoroço causado pela filiação de Henrique Meirelles e a defesa do ex-ministro por aliança com o DEM. “Na política, se aproxima e se afasta muito rápido. Precisa ser construído, nada vem pronto”, define.

Judiciário

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) publica o edital para acesso ao cargo de desembargador pelo critério de merecimento. O processo foi aberto pelo presidente, desembargador Carlos Alberto França, depois da aposentadoria voluntária do desembargador Francisco Vildon José Valente. O período de inscrições será de 22 a 26 de fevereiro. E a sessão de julgamento pelo Órgão Especial está marcada para o dia 12 de abril.

Disputa

A seleção entre magistrados será realizada pelo Sistema de Promoção e Remoção, lançado pelo TJGO na última semana e disponibilizado no portal da intranet do TJGO. Depois da confirmação da inscrição, o concorrente vai receber uma mensagem pelo e-mail institucional e pelo Telegram.

Promotores e advogados

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO) assinaram ontem termo de cooperação técnica para agilizar procedimentos relacionados à dispensa de medicamentos e outros procedimentos em saúde. A intenção é dividir as atribuições institucionais no atendimento de demandas referentes ao direito à saúde, para assegurar a ampla assistência aos cidadãos goianos.

Começou!

Depois da garantia de atuação intensa, feita pelo procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, o Ministério Público de Goiás recomendou aos prefeitos de Guapó, Aragoiânia e Abadia de Goiás, a adequação dos decretos municipais à situação epidemiológica local, em conformidade com a Nota Técnica da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Determinação

O ato conjunto das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Guapó, na Defesa do Direito a Saúde e na Proteção do Patrimônio Público, aponta que, se não tomarem providências, os prefeitos estariam incorrendo em Improbidade Administrativa. Pela nota técnica, as cidades estão em situação crítica e deve restringir atividades.

Mais lidas:

Leia também: