Os fiscais ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) terão, a partir de agora, a possibilidade de ampliar as ações para coibir poluição sonora em Goiânia. O órgão recebeu oito novos decibelímetros.

Os equipamentos realizam a medição de níveis sonoros, e foram entregues pelo presidente do órgão ambiental municipal, Gilberto Marques Neto, à Diretoria de Fiscalização Ambiental na tarde desta sexta-feira (9).

“Estávamos com apenas um aparelho em funcionamento e dois em manutenção. Com essa nova aquisição, agora são 11 à disposição dos fiscais”, afirmou o presidente.

Para Gilberto Marques Neto, os novos decibelímetros vão auxiliar no combate à poluição sonora na Capital.

“Estamos trabalhando com o objetivo de fazer com que a Amma cumpra com o seu papel, atendendo e autuando as denúncias referentes aos altos índices de decibéis”, disse o presidente, lembrando que para realização de eventos na cidade é necessária solicitação de licença ambiental. “Hoje o maior número de denúncias que recebemos pelo Telefone Verde (161) é sobre poluição sonora, mas o nosso combate será constante”, afirmou.

A fiscal ambiental da Amma, Larissa Vieira, acredita que a aquisição desses novos aparelhos vai possibilitar que o trabalho seja maximizado. “Com apenas um aparelho era impossível a atuação fiscal da Amma”, pontuou.

As denúncias de poluição sonora na capital podem ser feitas pelo número do Telefone Verde da Amma 161. Segundo o órgão, mais de seis mil ocorrências já foram registradas, a maioria pelo motivo de som alto.

Segundo presidente, os níveis permitidos em zonas de hospitais no período diurno são de 50 decibéis. Já no período noturno são de 45. Em zonas residenciais urbanas, os níveis são de 55 decibéis no período diurno e 50 no período noturno.

No Centro da Capital os níveis podem chegar a 65 decibéis durante e dia e à noite a 55. No entanto, em áreas predominantemente industriais, os níveis no período diurno são de 70 decibéis e 60 no período noturno.

poluicaosonoraabc