Apenas 10 de 30 municípios goianos consultados pelo Sagres Online decidiram até o início da tarde desta quarta-feira (1º) seguir o decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) determinando o isolamento social intermitente. O levantamento mostra que 16 prefeituras decidiram adotar regras próprias de quarentena e quatro ainda avaliam o que fazer. O decreto publicado pelo governador começou a valer nesta quarta-feira (30). A prefeitura de Porangatu, no norte goiano, decidiu fazer uma consulta pública.

O modelo de quarentena de 14 por 14 dias foi apresentado pelo professor Thiago Rangel, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Goiás na reunião virtual com o governador Ronaldo Caiado (DEM), os presidentes dos demais poderes e de órgãos independentes e dos prefeitos de todos os municípios goianos. Segundo estudo elaborado por um grupo de modelagem da UFG, o isolamento intermitente pode reduzir a contaminação da doença em 61,5%.

O Supremo Tribunal Federal garantiu aos municípios autonomia nas ações de combate à covid-19, por isso, cada município decide se o comércio fica aberto ou fechado, mesmo sendo uma determinação do Estado. Goiânia aderiu e o prefeito Iris Rezende assinou o decreto quarta-feira.

Confira as decisões dos 30 municípios abaixo

MUNICÍPIO SIM NÃO INDECISO
Goiânia x
Senador Canedo x
Aparecida de Goiânia x
Bela Vista de Goiás x
Caldas Novas x
Itumbiara x
Catalão x
Rio Verde x
Trindade x
Cocalzinho x
Santo Antônio x
Luziânia x
Alexânia x
Novo Gama x
Cidade Ocidental x
Valparaíso x
Águas Lindas x
Abadiânia x
Anápolis x
Abadia de Goiás x
Porangatu x
Formosa x
Goiás x
Hidrolândia x
Aruanã x
Itaberaí x
Ipameri x
Jataí x
Jussara x
Morrinhos x

Senador Canedo

A prefeitura informou via Instagram que segue as recomendações previstas no Decreto Estadual nº 9.685, que implementa isolamento intermitente.

Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia não vai aderir ao modelo proposto pelo Estado, mas aumentou para dois o número de dias da semana em que o comércio deve ficar fechado durante o escalonamento estabelecido entre as macrozonas da cidade. Além disso, todos os estabelecimentos devem fechar no fim de semana a partir de sábado das 13 horas e no domingo. A decisão começa a valer a partir do dia 5 de julho.

A cidade atingiu o nível laranja de alerta para a Covid-19. A ocupação de UTIs na rede pública chegou a 60% e na rede privada atingiu 100%. A prefeitura soma 146 leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19, sendo 86 UTIs e 60 semi-UTIs.

Bela Vista

Nesta terça-feira (30), a prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, se reuniu com o Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus e informou nas redes sociais que deve anunciar a posição da prefeitura no fim de semana.

Caldas Novas

O Prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal assinou o Decreto Municipal nº 1.103 /2020, que regulamenta as medidas restritivas para o funcionamento do comércio, porém o município não aderiu ao modelo intermitente de isolamento 14×14 do governo de Goiás.

A partir desta quarta-feira (1°), poderão funcionar de segunda a sexta-feira, o comércio varejista, supermercados, frutarias, açougues, verdurões, padarias, lanchonetes, distribuidoras de bebidas, até as 20 horas; bares, academias, estúdio de pilates, clínicas de fisioterapia, salão de beleza e barbearia até as 19 horas; restaurantes, pizzarias e pit dogs, até as 22 horas.

Nos finais de semana, farmácias, postos de combustível, distribuidoras de gás, padarias até as 11 horas; unidades de saúde, inclusive veterinárias, somente para os casos de urgência e emergência. Plantões de atendimento de emergência: DEMAE; ENEL; provedoras de internet apenas para manutenção de serviços de telecomunicação em operação e, restaurantes e borracharias localizadas nas rodovias de acesso a Caldas Novas.

Itumbiara

A Prefeitura de Itumbiara afirmou que o comitê de enfrentamento ao novo coronavírus vai avaliar os dados apresentados pelo governo de Goiás e assim, decidir se vai aderir ou não ao decreto que propõe o modelo de quarentena de 14 por 14 dias.

O prefeito de Itumbiara, Zé Antônio, afirmou que até a decisão fica valendo o decreto municipal, publicado na última sexta-feira (26), que prevê novas regras para prevenção ao covid-19. Dentre as medidas, a obrigatoriedade do uso de máscara em locais públicos e privados.

Outro ponto de destaque é o horário de funcionamento dos bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias, que poderão receber clientes das 6 às 15 horas e após esse horário seu funcionamento fica restrito apenas à modalidade delivery ou retirada no balcão.

Ficam proibidas as práticas esportivas em quadras, campos, arenas de esportes, além das atividades físicas praticadas em grupo e esportes coletivos em espaços públicos, ainda que ao ar livre, incluindo também as atividades náuticas de lazer.

Catalão

A Prefeitura de Catalão reuniu o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus para definir se vai aderir ao decreto do governador Ronaldo Caiado. Nas redes sociais, o prefeito Adib Elias antecipou que “será uma decisão em conjunto com as autoridades que estão à frente do enfrentamento ao coronavírus e em harmonia com o decreto estadual”.

Rio Verde

A prefeitura de Rio Verde já adota, desde 8 de junho, o modelo de distanciamento 14 por 14, como informou ontem (30), o prefeito Paulo do Vale. https://sagresonline.com.br/rio-verde-destaca-resultados-positivos-com-distanciamento-intermitente-e-rastreamento-de-contatos/ O modelo passou a ser utilizado depois da identificação de um surto de covid no parque industrial do município que elevou o número de casos. Ontem a cidade havia registrado 6.303 casos e 57 óbitos.

Trindade

A prefeitura de Trindade informou que seguirá os protocolos já adotados para os dias 26 de junho a 6 de julho, período da festa do Divino Espírito Santo, que este ano foi cancelada. A decisão ocorreu após reunião com a secretaria municipal de Saúde, Gercilene Branca, e equipe de Vigilância Sanitária. As medidas proíbem o funcionamento de restaurantes, sanduicheiras, pizzarias, pamonharias, lanchonetes, sorveterias, pit dogs, distribuidoras, bares, pesque-pagues e similares. A comercialização somente poderá ser feita por meios de canais eletrônicos, de delivery, drive-thru, retirada e entrega rápida.

O decreto municipal ainda proíbe o funcionamento de hotéis e pousadas. Também está vedada a abertura de parques municipais, feiras e do Carreiródromo. Outra medida adotada nesse período foi a instalação de quatro barreiras sanitárias nas entradas do município que passam a funcionar 24 horas. Em entrevista à Sagres nesta terça-feira (30), o prefeito Jânio Darrot disse que não acataria o decreto estadual.

Entorno de Brasília

O prefeito de Águas Lindas, Hildo do Candango, confirmou nesta quarta-feira (1º) que nove municípios do Entorno do Distrito Federal (Cocalzinho, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Alexânia, Novo Gama, Cidade Ocidental, Valparaíso, Águas Lindas e Abadiânia) vão adotar o lockdown (fechamento de todas as atividades econômicas, incluindo as essenciais) no sábado a partir das 15 horas e no domingo. Em entrevista na terça-feira (30) o prefeito justificou que os municípios do Entorno do Distrito Federal têm características diferenciadas das demais regiões do Estado.

Anápolis

A prefeitura decidiu não aderir ao decreto do governo. O prefeito Roberto Naves reuniu-se nesta terça-feira (30) com representantes de entidades, técnicos da Universidade Federal de Goiás e da Fiocruz e anunciou nesta quarta-feira (1º) regras diferenciadas de isolamento social.

Roberto Naves divulgou no início da tarde desta quarta-feira (1º) a decisão de suspender as atividades comerciais a partir das 22 horas todos os dias. Nos finais de semana, a suspensão vale das 22 horas de sexta até às 6h da manhã de segunda-feira, exceto saúde, alimentação e igrejas.

Bares e restaurantes deverão funcionar apenas como serviço de entrega ou delivery. Não pode haver consumo no local. Parques, praças e espaços esportivos ficarão fechados.

O comércio do Centro e das principais avenidas sofrerá rodízio. Segundo o decreto, um lado da rua abre pela manhã, e o outro à tarde. O imóvel que infringir as regras será multado em R$ 5 mil.

O rodízio das feiras em Anápolis será semanal.

Abadia de Goiás

Nas redes sociais, a Prefeitura de Abadia de Goiás informou que vai seguir o decreto do governo. O prefeito Romes Gomes decidiu com a equipe de vigilância fazer o ajuste do fechamento dos serviços essenciais “em consonância com o decreto do governo do Estado”.

Porangatu

A prefeitura de Porangatu anunciou que fará a Escuta Pública/Covid-19 para ouvir a comunidade local. A prefeitura justifica que as decisões durante a gestão de crise do coronavírus foram tomadas coletivamente. “Consultando vereadores, representantes do comércio, da sociedade, das indústrias, das instituições religiosas, do esporte e inúmeros outros, a Prefeitura de Porangatu abre mais uma vez esse espaço para ouvir a população”, disse. A pesquisa foi aberta às 12 horas quarta-feira (1º).

Formosa

A Prefeitura de Formosa publicou nesta terça-feira o decreto n° 3.590 que prevê a adesão ao modelo de isolamento intermitente, iniciando com 14 dias de suspensão por 14 dias de funcionamento.

Goiás

A prefeita da cidade de Goiás, Selma de Oliveira, publicou o decreto que define as medidas de revezamento das atividades econômicas para o enfrentamento a crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus. Serão 14 dias de suspensão seguidos de 14 dias de funcionamento, conforme prevê o decreto estadual.

Hidrolândia

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Hidrolândia informou que o novo decreto municipal seguindo as diretrizes do decreto estadual 9.685 de 29 de junho, será publicado nesta quarta-feira (1°) no Diário Oficial do Município.

 

Ver essa foto no Instagram

 

ATENÇÃO: O novo decreto municipal seguindo as diretrizes do decreto estadual 9.685 de 29 de Junho, será publicado oficialmente dia 01/07/2020 as 08:00 horas no diário oficial dos municípios e assim sendo, sua validade passa a ser imediata. Em seguida, as 09:00 horas, estaremos realizando uma Live para orientar a todos sobre os principais pontos do novo decreto e também ampliar junto a nossa população os esclarecimentos sobre as dúvidas em relação ao COVID-19. Estarão presentes nesta Live a Secretária Municipal de Saúde Rosa Machado, Drº João Otávio Procurador Jurídico Municipal, Drº Alexandre (Membro do Comitê de Combate ao COVID-19 de Hidrolândia), e Drº Womer Vieira, Diretor Clinico do Hospital Municipal de Hidrolândia. Está Live estará com retransmissão ao vivo aqui em nossa Fan Page Oficial. Contamos com a participação de todos.

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Hidrolândia-Go (@prefeituradehidrolandiago) em

Aruanã

Pelas redes sociais, a Prefeitura de Aruanã informou que decidiu por seguir o decreto do governo estadual. “Adotaremos o sistema de revezamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, iniciando-se com 14 (quatorze) dias de suspensão”.

Itaberaí

A Prefeitura de Itaberaí atualizou decreto municipal nº 1.145 e determinou o fechamento total do comércio inclusive aos finais de semana, e incluiu multas para aglomerações e descumprimento de quarentena. O decreto municipal vale até 7 de julho.

Ipameri

O município de Ipameri editou o decreto de nº. 204 de 2020 suspendendo as atividades econômicas não consideras essenciais pelo período de 7 dias, permanecendo as demais em funcionamento de acordo com horário regulamentado no decreto anterior de n. 183 de 2020.

Jataí

O prefeito Vinícius Luz, anunciou na manhã de hoje (1º), em coletiva realizada no gabinete, o fechamento parcial do comércio de Jataí a partir da próxima segunda (6) por 14 dias.

O prefeito explicou que a decisão ocorreu após reunião com os demais prefeitos dos municípios que integram a região sudoeste do estado, que também aderiram a esta medida de combate ao novo coronavírus, seguindo as diretrizes divulgadas pelo Governo de Goiás.

Segundo a Prefeitura, a suspensão das atividades é baseada em um estudo desenvolvido pela Universidade Federal de Jataí (UFJ) que faz uma previsão do aumento gradativo e esgotamento dos leitos clínicos no estado, caso não haja isolamento social.

Jussara

A Prefeitura de Jussara publicou nesta quarta-feira (1º) decreto que flexibiliza estabelecimentos comerciais no município, com medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O decreto estabelece que todas as empresas que se enquadrarem nos segmentos autorizados a funcionar deverão continuar com o horário reduzido de funcionamento, de segunda à sexta, até às 16h e aos sábados, até às 14h. Além disso, deverão trabalhar com uma capacidade reduzida e seguir os protocolos sanitários.

Morrinhos

Em Morrinhos, as restrições entraram em vigor nesta quarta-feira (1º) e valem até 13 de julho, os mesmos 14 dias do governo estadual. Segundo o decreto, aos domingos, somente, os hospitais, as farmácias e os postos de combustíveis poderão exercer suas atividades, bem como as oficinas mecânicas e borracharias sob regime de plantão. No entanto, o Poder Público reforça em nota no site da Prefeitura que continua proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após as 18 horas em todo e qualquer comércio no município.