Sagres em OFF
Rubens Salomão

Presidente Lula confirma agenda em Goiás para reuniões com empresários e Caiado

Em articulação do senador goiano e líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) confirmou agenda em Goiânia para o dia 28 de julho. O presidente Lula deve fazer sua primeira visita a Goiás no terceiro mandato, depois de também não passar pelo estado durante a campanha eleitoral de 2022. O primeiro encontro do dia, uma sexta-feira, será com 200 empresários da indústria, comércio e agronegócio.

A agenda está confirmada para às 10h, no Hotel K. Depois, Lula se encontrará com o governador Ronaldo Caiado (UB). A agenda foi acertada na noite de segunda-feira (5), em reunião do presidente com Kajuru e os ministros Alexandre Padilha e Jacques Wagner. O parlamentar de Goiás participou do encontro realizado pelo presidente com líderes no Senado, com a articulação política no Congresso Nacional como pauta.

Ao final, o senador conversou por cerca de meia hora com o petista e os ministros, quando acertou a visita à capital goiana para reunião como empresários. A previsão é de que Lula venha acompanhado do vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD).

empresários lula goiás
Foto: Presidente Lula em discurso após reunião no Palácio do Itamaraty. (Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Empresários

O presidente se deslocará para encontrar público resistente a seu governo e de quem Lula não teve apoio em 2022. Já que empresários do agro apoiaram diretamente a reeleição de Jair Bolsonaro (PL). Além disso, terá a primeira conversa isolada com Caiado, que se esforça para se consolidar como referência ideológica da oposição direitista.

Meio ambiente

Já a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva (Rede), vai receber a ‘Comenda Jornalista Washigton Novaes’ na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Agenda na próxima segunda-feira (12), às 16 horas. A sessão solene foi proposta pelo deputado Antônio Gomide (PT).

Preservação

Na abertura da quinta edição do projeto ‘Virada Ambiental em Goiás’, Gomide enfatizou a necessidade de conservar o Cerrado. Ressaltou a alarmante taxa de desmatamento que tem reduzido os índices do bioma no estado nos últimos anos.

Polêmica

A indicação do advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) pode ser votada pelo plenário do Senado até dia 21 de junho. Previsão é do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

Avaliação

“A ideia é até o dia 21 de junho, nós votarmos o nome de Zanin. Dentro desse limite de data para votar aí se pressupõe um roteiro”, disse Randolfe.

Tempo

Segundo ele, essa é a data limite para a votação no plenário, que é a última etapa do processo. A avaliação na Casa conta ainda com sabatina e votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Balanço

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) julga hoje o parecer prévio das contas anuais do governador Ronaldo Caiado, relativas ao exercício de 2022. Depois da análise, o processo é encaminhado à Assembleia Legislativa, para a efetiva votação.

Julgamento

O julgamento ocorrerá em sessão plenária extraordinária, a partir das 15h, de forma presencial, com transmissão pelo canal do TCE-GO no youtube. O conselheiro Kennedy Trindade é o relator do processo.

Reforma constante

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), empossa, nesta quarta-feira (7), novos secretários municipais. Assume Diogo Franco, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec). Além de Paulo da Farmácia, na Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec). A solenidade será realizada às 15h, no Salão Nobre, 6° andar do Paço Municipal.

Protocolar

“Nosso time se dedica a fazer o melhor por nossa cidade e por todos os goianienses, com ações que visem a construção de uma Goiânia com mais oportunidades e mais qualidade de vida”, alegou o prefeito, sobre as mudanças na gestão.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.