O professor e cientista do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (IQ/UFG), Boniek Gontijo Vaz, entrou para a lista “Top 40 Under 40 Power 2022”, da revista “The Analytical Scientist”, que homenageia “pesquisadores que representam uma esperança de responder a grandes problemas do presente e do futuro”. Em entrevista à Sagres, Boniek afirmou que sua nomeação para a lista é “importante para a ciência brasileira”.

Leia mais:

“Um trabalho desenvolvido aqui em Goiás, na UFG, sendo reconhecido pela comunidade internacional. Isso nos agrada bastante e também nos coloca numa ação de produzir ainda mais”, disse o cientista, que afirmou que isso deve servir como estímulo para os estudantes.

Boniek fez questão de ressaltar que o Brasil precisa investir nas condições de trabalho para manter pesquisadores jovens e incentivar que mais pessoas passem a produzir ciência no Brasil. “O brasileiro tem uma criatividade muito grande e é um povo muito trabalhador […] O Brasil tem excelentes cientistas. Mas se formos analisar a relação PIB versus investimento em ciência e educação, ficamos atrás de países como Estados Unidos e Alemanha”, detalhou.

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Goiás sedia a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia entre os dias 17 e 21 de outubro. Durante os dias de evento, haverá atividades gratuitas em todos os turnos para mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

Em entrevista à Sagres, a gerente de Gestão das Escolas do Futuro, Mychelly Ferreira, explicou que o objetivo é fazer com que o jovem consiga “articular todo o conhecimento, a parte de ensino com a parte prática e também a parte de ciências e tecnologia”.

“É muito importante, o jovem hoje tem a facilidade de acesso a diversas informações, mas nem sempre elas chegam de forma fluída. Por esse motivo a participação na semana é importante para que ele tenha, de fato, acesso ao que é tendência no mundo em termos de inovação e tecnologia”, disse.

O cientista Boniek Gontijo Vaz destacou que a valorização da ciência é muito importante, pois todo avanço tecnológico, desde os celulares até às vacinas, ocorrem pela ciência. “Às vezes, realmente, falta essa interlocução. Então é muito importante tais eventos para tentar levar de uma maneira mais tácita para a população qual o impacto da ciência, a finalidade, a importância e porque precisamos de requisitar novos membros para atuar na ciência”, concluiu.

Leia mais: