Na última quinta-feira (20), professores compartilharam propostas que consideram pertinentes para o novo Plano Nacional da Educação (PNE). O movimento é considerado fundamental, visto que o plano atual termina a sua vigência em junho de 2024.
A discussão aconteceu em Salvador (BA), durante o XIX Encontro Nacional do Proifes – Federação. Ao todo, 12 professores apresentaram proposições.
Nesse sentido, a composição do evento é em quatro eixos de debate, e contou com a participação de representações significativas no cenário da Educação, como o Fórum Nacional de Educação (FNE) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
PNE
O Plano Nacional de Educação (PNE), resultado da Lei 13.005/2014, e as bases para o próximo documento, receberam enfoque central em um dos eixos de debate. Em um dos momentos, o grupo discutiu o “enfrentamento da questão pública x privado: mercantilização e disputa ideológica”.
Além disso, fez parte da dinâmica da mesa um momento de votação, após todos os professores apresentarem suas propostas. Entre os textos apresentados, é possível citar os títulos “Fortalecer o FNPE: O PNE em disputa” e “A necessidade de construção do novo PNE”.
Posteriormente, sobretudo para aprofundamento da discussão, ocorreu a apresentação de categorias, entre elas, o próprio PNE; o financiamento da educação pública; reforma universitária; legislação e normas, entre outras.
Discussões
Ademais, no evento, também estiveram presentes representantes de entidades internacionais ligadas à Educação.
“Como entidades defensoras da educação, temos a obrigação de defender e fortalecer as universidades, lutando contra os fantasmas da mercantilização e privatização da educação. Lutar pelas universidades é lutar também pelo futuro”, ressaltou o Secretário Geral da Federação Nacional de Docentes Universitários da Argentina (CONADU), Carlos de Feo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade.