Quando os campeonatos regionais começam, as rivalidades entre os clubes crescem, as torcidas acompanham de perto seus times e podem “cornetar” a vontade seus adversários. No Goianão 2012, três equipes da capital disputarão a competição e prometem muito afinco.

A maior rivalidade do estado fica por conta do clássico entre Goiás e Vila Nova. Mas, nem sempre foi assim. A primeira edição do Campeonato Goiano ocorreu em 1944, tendo o Atlético como campeão. A disputa foi contra o tradicional Goiânia. confronte que, por muito tempo, movimentou a cidade. Atlético e Goiânia se enfrentaram 16 vezes em finais do Goianão.

O Galo possui mais títulos que o Dragão, mesmo sem disputar uma final desde 1990. Ao todo, soma 14 conquistas, enquanto o Atlético possui 12.

A rivalidade entre os dois clubes vem desde a surgimento das equipes, uma vez que representavam, praticamente, cidades diferentes. O Atlético o bairro de Campinas, que havia sido incorporado à nova capital Goiânia. Já o Galo simbolizava o centro de Goiânia, população formada, em grande parte, pelos antigos vilaboenses.

Só que, com o crescimento da cidade e de outros times, a rivalidade acabou perdendo força, assim como as equipes. O último confronto em finais entre os dois ocorreu em 1985, quando o Atlético foi campeão.

Surge uma nova rivalidade

A partir de 1960, Goiás e Vila Nova despontam como as grandes forças do futebol goiano, as equipes que representavam classes sociais diferentes começam a ganhar notoriedade.

O Vila surgiu como o clube do povo, representante da classe operária. Já o Goiás representava a burguesia industrial e comercial que crescia com a cidade. Surgia o “clássico das multidões”.

O confronto entre Goiás e Vila Nova ocorreu 14 vezes em decisões do Estadual. A primeira disputa foi em 1966, quando o Goiás conquistou seu primeiro título. No jogo realizado no tradicional Estádio Olímpico, a equipe esmeraldina venceu por 4 x 2. Os gols foram marcados por Baltazar, Sinval, Marrom e Altamiro, contra. Os do Tigrão foram marcados por Ney e Celso.

A vitória entrou para história do Goiás que ainda não tinha títulos goianos. O Vila já tinha conquistado três (1961-1962-1963). Mas, a rivalidade entre as equipes só se acentuou em 1973. Neste ano, o Vila Nova conquistou o título goiano.

A final foi emocionante. O Vila venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na segunda partida o Goiás venceu por 2 a 0, mas ainda assim o jogo foi para a prorrogação. O colorado teve dois jogadores expulsos, mas venceu por 3 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis e Vila venceu por 3 a 0.

Só que neste mesmo ano, o Goiás foi escolhido pela CBF para representar o estado no Campeonato Brasileiro Série A, fato que revoltou a torcida colorada, uma vez que a equipe havia vencido o campeonato goiano e portanto teria que ter o direito de disputar à Série A. Desde então, 11 campeonatos foram decididos entre Goiás e Vila, sempre com muita rivalidade, dentro e fora de campo.

Quem leva a vantagem na disputa é o Vila Nova, o colorado conquistou oito títulos em cima do Goiás. A última disputa entre os dois times ocorreu em 2005, com o último título do Tigrão.

Outros clássicos

Goiás e Atlético também já disputaram muitas finais de Campeonato Goiano, ao todo foram 11 confrontos. O Verdão venceu seis e o Dragão cinco. A última disputa ocorreu em 2011, com a vitória do Atlético, que este ano briga pelo tri-campeonato.

Atlético e Vila Nova é o clássico que menos decidiu campeonato, foram apenas duas finais, em 1961 e 1979, ambas tendo o Tigrão como campeão. Goiás e Goiânia disputaram sete finais. Enquanto Vila Nova e Goiânia estiveram lado a lado em duas disputas pelo título goiano, com uma vitória para cada lado.