Sagres em OFF
Rubens Salomão

Ronaldo Caiado afirma que trabalha para “manter uma base” nas eleições de 2020

O governador Ronaldo Caiado (DEM) pretende participar de todas as ações de campanha do candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) nesta reta final de 12 dias para a votação, no dia 15 de novembro, principalmente nos eventos de rua, com contato direto com o eleitor.

O democrata, no entanto, antecipa que a agenda deverá ser dividida com os compromissos no interior. Depois de participar de carreata de Vanderlan no último domingo (02) e de ações de campanhas aliadas em outros 13 municípios pelo interior de Goiás no fim de semana, o governador suspendeu a agenda no Dia de Finados.

Avaliação interna da parte política no Palácio das Esmeraldas é de que Caiado tem boa aprovação na maior parte do estado e tem instrumentos para ser protagonista na eleição municipal e consolidar base política para a reeleição, em 2022.

Questionado pela Sagres em Off, o governador confirma o trabalho para fortalecer o grupo e eleger a maior quantidade de prefeito de partidos aliados, sem a obrigatoriedade de priorizar nomes de seu partido, o DEM.

Ouça o Sagres Em OFF

Foco definido

Além do giro pelo interior nos fins de semana, o governador antecipa à Coluna que pretende intensificar ainda mais a participação na campanha em Goiânia e em Anápolis. O cenário das duas cidades é de proximidade entre os candidatos apoiados pelo governo, Vanderlan e Roberto Naves, de seus adversários diretos, Maguito Vilela e Antônio Gomide. Nas duas cidades, é provável a decisão no segundo turno.

Sem imposição

Questionado sobre a base política e o protagonismo do DEM, que tem o maior número de candidatos, Caiado avalia: “Eu dei conta, graças a Deus, de articular um processo sem ter essa obrigatoriedade. Tanto que você vê que nas maiores cidades de Goiás eu não tenho candidato, como em Goiânia e na minha cidade Anápolis”, afirma.

Manutenção

“Então, eu trabalhei para manter uma base. Manter aquilo que eu sempre disse: respeitar a vontade popular e a sigla partidária daquele que lá está. Essa é que foi minha tônica”, define o governador.

Foto: Ronaldo Caiado em concentração para carreata de Vanderlan Cardoso, em Goiânia (Crédito: Rubens Salomão)

Reforço na rua

O candidato Vanderlan Cardoso tem se animado com a presença do governador, principalmente nos eventos de rua da campanha, que serão ainda mais frequentes nas últimas duas semanas antes da eleição.

Equipe junto

“É muito bom. O governador está conosco desde o começo nos apoiando e é um governador bem avaliado. Com certeza, com essa entrada firme dele e do secretariado, ou seja, tem total aprovação aqui em Goiânia e vai ajudar muito nessa campanha”, afirma o senador à Coluna.

Do nacional

O senador e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, tem se dedicado a reforçar o pleito de candidatos próprios do partido pelo país, inclusive no interior de Goiás. Em vídeo divulgado pelo presidente regional do PP, Alexandre Baldy, o Ciro discursa em apoio a Claudiomar Portugal, candidato em Acreúna.

Pesquisa anulada

Pesquisa de intenção de votos realizada em Cristalina, pelo instituto Real Time Big Data, foi considerada inconsistente pelo Tribunal Regional Eleitoral e os resultados e postagens devem ser excluídos das redes sociais. A decisão cita “fundada dúvida acerca da metodologia e do efetivo cumprimento das normas para realização de pesquisa eleitoral”.

Mais lidas:

Leia também: