Você lida bem ou consegue conviver com o sentimento da saudade? Nesta semana, o Sagres em Tom Maior recebeu a psicóloga Lígia Leite, que explicou sobre o assunto. De acordo com a especialista, se for uma saudade de uma pessoa que está longe, a tecnologia pode ser uma aliada.

“Se essa saudade é de alguém que está em outra cidade, está difícil encontrar, hoje a gente consegue fazer uma chamada de vídeo, uma ligação, mandar uma mensagem com facilidade. Mas, quando se trata de alguém que perdi, que faleceu, é interessante não evitar passar pelo luto. É reconhecer que é um momento difícil, de dor, mas não evitar o processo de luto”, destacou.

Além disso, Lígia Leite destacou que a saudade é um conjunto de sentimentos que mexe com o interior de cada um de maneira diferente. “A causa é pela ausência de algo ou alguém, pelo momento que vivi e não volta mais. Então, a saudade é uma ausência presente, que por mais que ela traga dor, a gente não consegue fugir dela. Mas, ela não está sempre associada à tristeza, porque é algo que faz parte muito da nossa vida, do ser humano, pode ser vivida de forma lúdica e alegre quando tenho memórias positivas”, afirmou.

Assista à entrevista completa a seguir: