Na edição de número 189 do podcast Sagres Internacional você confere tudo o que precisa saber sobre a intensificação das tensões na Coreia do Norte. O podcast conta com a apresentação do jornalista Rubens Salomão e comentários do professor de História e Geopolítica, Norberto Salomão.

Ouça o podcast na íntegra

O país liderado por Kim Jong Un tem elevado as tensões em suas fronteiras nas últimas semanas. Com testes de mísseis na costa coreana e outras diversas demonstrações de poder bélico, o “Líder Supremo” da Coreia do Norte alertou que está pronto para usar suas armas nucleares em potenciais conflitos militares com os Estados Unidos e a Coreia do Sul. Além disso, ele, pela primeira vez, criticou Yoon Suk-yeol, presidente sul-coreano, alertando que Seul estava à beira da guerra.

O discurso foi aos veteranos de guerra no 69º aniversário do fim da Guerra da Coréia de 1950-53. Dessa forma, aparentemente, Kim pretendia aumentar a unidade interna no país empobrecido em meio a dificuldades econômicas relacionadas à pandemia.

Por fim, segundo a mídia estatal norte-coreana, ele acusou os Estados Unidos de “demonizar” a Coreia do Norte para justificar suas políticas hostis.

Abre aspas

O Sagres Internacional desta semana abre aspas para o secretário de Estado americano, Antony Blinken, que esperava, antes das eleições, um processo justo e democrático no Brasil.

“Um dos países que não está no seu itinerário é o Brasil. Onde o presidente de extrema direita e militar, Jair Bolsonaro, está enfrentando o candidato de esquerda e ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Bolsonaro disse que, se ele não ganhar, a eleição terá sido fraudada”, afirmou.

Ademais, Blinken, quando questionado sobre o país, completou: “O Brasil tem instituições democráticas muito fortes, incluindo as instituições eleitorais. Ela é demonstrada todas as vezes repetidamente. Nós esperamos que este seja o caso nestas eleições”.

Confira também nesta edição:

  • Dinamarca anuncia eleições gerais para evitar um voto de desconfiança no Parlamento;
  • Paris e outras sete grandes cidades francesas não instalarão telões em boicote à Copa do Catar;
  • Putin assina decreto para tomar posse da maior usina nuclear da Europa localizada na Ucrânia;
  • Reino Unido planeja racionamento de energia para impedir apagões.

Confira edições anteriores do Sagres Internacional: