O atendimento era realizado apenas no Cais Nova (Foto: Arquivo/Divulgação) 

O atendimento emergencial antirrábico em Aparecida de Goiânia será realizado agora em três unidades. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município anunciou na sexta-feira, 21, que além do Cais Nova era, única unidade que oferecia o serviço, o atendimento também será disponibilizado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Parque Flamboyant e Jardim Buriti Sereno.

O serviço funcionará 24h. A Superintendência de Vigilância em Saúde de Aparecida explicou que a mudança é para descentralizar os atendimentos para casos de mordedura canina e outros animais suspeitos de contração da raiva. A coordenadora de Imunização do município, Renata Cordeiro, afirmou que as equipes de atendimentos estão bem preparadas. “Os profissionais são treinados para tomar as medidas adequadas conforme a necessidade, levando em consideração um período de observação do animal”.

Renata Cordeiro afirmou ainda que a vacina não é necessária na maioria dos casos. “ Cerca de 90% dos casos de mordedura canina acabam não apontando para a necessidade de vacina e soro. Cordeiro ressaltou que mesmo com a alta taxa de não necessidade da vacina “as equipes estarão de prontidão para atender a população”.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida ao ser humano pela saliva de animais infectados, como cães e gatos, através da mordedura, arranhadura ou lambedura desses animais. Segundo a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, trata-se de uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano e a realização de bloqueios de foco.

Alguns sintomas da raiva são: aumento da temperatura, anorexia, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia. Em caso de progressão da infecção podem ocorrer manifestações como febre, delírios e convulsões.

*Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia