“Vocês, artistas que fazem teatro em grandes casas, sob sóis artificiais, diante da multidão calada, procurem alguma vez aquele teatro encenado na rua. Cotidiano, vário e anônimo. Mas tão vívido. Terreno. Nutrido da convivência dos homens. O teatro que se passa nas ruas.”

Bertolt Brecht

O teatro é uma atividade humana marcante e reveladora de como interpretamos o mundo, porque os textos encenados em cada peça nos palcos diante de nós oportunizam lidarmos com nossas emoções. A experiência humana de produção teatral possui conexão direta em todos os elementos: atuante, texto e público.

Os atuantes são os atores que compõem a parte cênica do ato. O dramaturgo ao escrever o texto para o teatro faz mais que uma obra literária; produz história falada. O público ao assistir à uma peça de teatro está diante de um espelho que mostra suas virtudes e seus vícios. Assim, por meio dos gêneros da tragédia ou comédia mostra a própria imagem. Também é necessária uma equipe de produção com cenógrafo, coreógrafo, maquiador, sonoplasta, iluminador, produtor, diretor, entre outros, que não aparecem no palco; mas, são fundamentais para que o espetáculo se concretize.

Ao contar histórias se utiliza, a palavra, a dança, o canto, a pintura, a escultura, a caracterização e muitos outros recursos que acontecem ao vivo diante da plateia. A tragédia é um modo de contar uma história que quase sempre termina com a morte do herói. Ao contrário das tragédias, as comédias não possuem finais tristes, e têm como seu principal objetivo provocar o riso do expectador.

Entendo e compartilho da ideia que o teatro tem uma função terapêutica porque nos ajuda a eliminar os excessos emocionais. Também acredito que muitas pessoas após assistirem uma peça que as fazem sorrir, voltam para casa aliviadas dos problemas do dia a dia. No meu caso, em particular, entro em um processo de catarse porque vivo a história contada de forma intensa. Por essa razão, no teatro, o que eu mais gosto são peças cômicas; mas, também não deixo de assistir aos espetáculos dos gêneros: trágico, dramático, musical e dança.

O teatro é uma manifestação de cultura muito valorizado pelas políticas públicas do município de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultural, com projetos voltados às artes cênicas como: Tablado Artístico, Festival de Teatro Popular, Festival Internacional Goiânia em Cena e artes circenses, e a Escola de Artes de Goiânia – Centro Livre de Artes – CLA. Assim, todos os espetáculos, cursos, oficinas teatrais, palestras, peças que ocorrem e são ofertados gratuitamente à população.

Nós, amantes das artes cênicas, lembramos que no dia 27 de março, comemoramos o Dia Mundial do Teatro e o mesmo foi criado, em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, ligado à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO. Dessa forma deixo meus parabéns a todos os fazedores de teatro do mundo, sejam anônimos ou famosos. E, reafirmo o compromisso de diálogo da Secretaria com o segmento cultural do mesmo, e o tema está na pauta de trabalho que visa estimular e valorizar as artes cênicas promovidas dentro dos palcos de Goiânia.

Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia