A transfusão de plasma com anticorpos IgG, que atuam no combate à Covid-19, foi destaque da última segunda-feira (22) no Tom Maior. Esse método tem ganhado espaço como forma de tratamento em diversas partes do mundo, inclusive em Goiás. O hematologista e diretor técnico do Hemolabor em Goiânia, Luís Henrique Ribeiro Gabriel, explicou que a transfusão de plasma convalescente, consiste na utilização do sangue de pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus e já se curaram da Covid-19, tendo desenvolvido anticorpos que combatam a doença. No corpo de pacientes ainda internados, os anticorpos estimulam seu sistema imunológico, melhorando sua resposta contra o processo inflamatório. Assista a seguir.

Na terça-feira (23) a nutricionista funcional, líder e coach em Nutrição, mestre em Nutrição e Saúde, Lana Angélica Braudes, falou sobre os cuidados com alimentação e nutrição em tempos de isolamento. De acordo com a nutricionista, com isolamento social, o consumo de bebidas alcoólicas e fast-foods aumentou bastante. A dica da especialista neste momento de isolamento social, é não pensar apenas em inserir alimentos bons, mas também retirar aqueles que fazem mal à saúde.

No Tom Maior de quarta-feira (24), o alerta foi sobre a maternidade e as relações e estruturas familiares: vínculos, falhas e análises. A psicanalista pelo Instituto Sedes Sapentiae, de São Paulo, e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Letícia Lima afirmou que é importante as mães poderem falar sobre as dificuldades da maternidade e levarem isso para o coletivo. Segundo Letícia Lima, as mães também precisam de um amparo social, pois a sociedade tem uma mania de colocar nas mães toda a responsabilidade pela educação das crianças. Acompanhe a seguir:

Outro fato que nos inspirou nesta semana foi uma concorrência saudável. Os livros digitais estão ganhando cada vez mais espaço e mantêm prestígio de formato físico. De acordo a presidente da Primavera Editorial, Lu Magalhães, a mudança de hábito com as novas tecnologias é gradativa, mas sem necessariamente abandonar o papel. Ela enumera outras vantagens dos ebooks.

Na quinta-feira (25) também teve explicação sobre o atendimento psicossocial online da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). A Sagres TV convidou a assistente social Vanessa Peixoto Lima, e a psicóloga, Amanda Costa, ambas analistas psicossociais da Renapsi. Amanda Costa explicou que, sem os atendimentos presenciais, o Chat de Escuta Humanizada tem sido uma ferramenta eficiente no acolhimento dos jovens e suas famílias impactados de diversas formas pela pandemia.

No último dia da semana, a Carta das Nações Unidas (ONU) celebrou 75 anos. O documento foi elaborado em São Francisco (EUA) a partir do dia 25 de abril até o dia 26 de junho quando foi assinada pelos representantes de 50 países presentes na conferência. Entre os valores descritos no documento que fundou a ONU e é considerado o mais importante da organização, se destacam uma visão de paz mundial, a promoção dos direitos humanos universais e justiça para todos. Após a criação da Carta das Nações Unidas, a ONU elaborou a Declaração Universal de Direitos Humanos, em 1948. O Tom Maior convidou o professor de Ciência Política e Teoria Geral do Estado na faculdade de Direito da Unifan, doutorando pelo Programa de Pós Graduação Interdisciplinar de Direitos Humanos da UFG e mestre em Sociologia, Marcos Cristiano dos Reis para falar sobre o tema que você pode conferir a seguir:

E a cereja do bolo, que encerrou a semana com chave de ouro, foi sobre determinação, solidariedade e o poder de mobilização do futebol que levaram a um desfecho digno de fim de filme. Quem frequentou os jogos do Goiás em 2018 e 2019 em algum momento deve ter se deparado nas arquibancadas com uma família que vendia rifas de camisas autografadas ou notebooks e com um cartaz que estampava a frase “Caminhando com o Paulo Vitor”. O repórter Rafael Bessa conferiu como ele está hoje. Acompanhe essa linda história a partir de 1h49: