Um dos momentos mais simbólicos da Romaria do Divino Pai Eterno é a chegada das comitivas de carros de boi. Até quinta-feira, 3 de junho, cerca de 350 carreiros devem participar do tradicional desfile, a partir das 9h.

Eles sairão da Igreja Matriz, onde receberão a bênção, e seguirão até o Carreiródromo. Muitos deles já estão na cidade. A chegada das comitivas de carros de boi mantém viva a tradição e as origens da Romaria do Divino Pai Eterno. Após o desfile, a maioria permanece na cidade até o fim da Festa.

Acompanhados da família, os carreiros chegam de várias cidades, entre elas Sanclerlândia, Anicuns, Ouro Verde, Inhumas, Damolândia, Araçu, Itaberaí, Turvânia, São Luís dos Montes Belos, entre outras.

Os carreiros se juntam a milhares de peregrinos que chegam à Capital da Fé. A Romaria 2014 começou no dia 27 de junho, sexta-feira, e segue até o dia 6 de julho. Segundo dados da Polícia Militar, 600 mil pessoas passaram por Trindade nos cinco primeiros dias. A Festa deve atrair, no total, cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Missas campais

Por conta do grande aumento no número de fiéis que visitam a Casa do Pai, a partir desta quinta-feira, 3, até o último dia da Romaria, 6 de julho, a Santa Missa, às 6h da manhã; a Novena Solene, às 20h; e a Missa dos Carreiros, celebrada no sábado, 5, às 17h30, serão realizadas no altar externo do Santuário Basílica.

História da Devoção

A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO completa 174 anos. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a Imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.