Uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto NEOOH vai beneficiar 2.870 adolescentes que querem trabalhar com gamificação. O projeto é uma estratégia para desenvolver as habilidades e potencialidades de ciência e tecnologia das meninas e aumentar a presença feminina no mundo dos games.

A iniciativa do Unicef já tem frutos, e um deles foi o Jam das Minas UNICEF 2023, maratona de 48 horas para meninas a partir de 15 anos, realizada em Recife. As participantes aprenderam sobre desenvolvimento de jogos e outros detalhes sobre o universo da tecnologia.

O projeto faz parte de uma iniciativa ainda maior, o Game Changers Coalition, desenvolvido pelo Escritório de Inovação do UNICEF em cinco países. O Unicef lançou o projeto no Brasil através do “Um Milhão de Oportunidades” projetado para desenvolver profissionalmente jovens de 14 e 29 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Game Jam das Minas

Em Recife, a iniciativa começou com uma parceria com o Coletivo Game Jam das Minas e no dia recebeu 60 adolescentes e jovens de 15 a 29 anos interessadas em aprender gamificação.

Esthefanny Alexandre, de 17 anos, e Shayara Mel e Evellyn Cavalcanti, as duas de 18 anos, participaram da maratona. Para Esthefanny a experiência trouxe novas possibilidades de trabalho. “Quando percebemos que tem mais mulheres em uma área que é vista como só de homens, a gente se sente bem mais acolhida e confiante”, contou.

Evellyn já tinha contato com robótica e gostou de aprender como desenvolver os jogos. Ela acredita que a maratona é uma oportunidade para meninas que querem trabalhar com esse mercado. “A maioria dos jogos são feitos por homens e poucos por mulheres, então a gente aprendeu um pouco sobre como são feitos. Foi muito surreal, foi muito top”, disse.

Além de achar a iniciativa importante para meninas, Shayara Mel destacou a sua animação com a presença de mulheres negras. “Ter a presença de meninas negras e ver a vontade delas foi algo inovador”, apontou.

*Com informações do Unicef

Leia mais: