O Centro Universitário de Anápolis, a UniEvangélica, instalou um Centro de Treinamento e Capacitação para o combate a COVID-19. O reitor do centro, Carlos Hassel Mendes, disse à Sagres 730, que o projeto é uma parceria com um hospital de Anápolis, que já capacitava seus funcionários para o atendimento de pacientes com coronavírus.

 

O reitor explica que o objetivo do Centro de Treinamento é capacitar aqueles que estão na linha de frente no enfrentamento da pandemia. “Esse treinamento vai desde a colocação correta dos EPIs, porque nós sabemos que o grande risco do pessoal que trabalha na frente do combate ao covid é exatamente no momento de colocar esses equipamentos e retirar”, explica.

Carlos Hassel conta que um cenário foi construído no ginásio poliesportivo da universidade onde alunos, professores e profissionais da saúde recebem o treinamento. O local facilita o ensino porque é possível simular situações desde intubação a visitas domiciliares.

Alunos aprendem técnicas de utilização dos respiradores (Foto: Divulgação/ UniEvangélica)

O reitor destaca a importância do projeto na vida dos acadêmicos, já que o momento não favorece um estágio dentro de hospitais aos alunos. “Neste momento, grande parte dos acadêmicos, principalmente da área da saúde, não podia fazer seus estágios nos hospitais. Então, eles passaram a se dedicar a essa atividade com grande sucesso”, ressalta.

Cerca de 800 profissionais e acadêmicos já foram capacitados pelo Centro, inclusive de regiões ao redor de Anápolis como Minaçu. O projeto alcançou também os profissionais de saúde do Hospital de Campanha de Porangatu, que segundo Carlos, agora fazem o treinamento em outras pessoas.

Profissionais da saúde no cenário construído no ginásio poliesportivo (Foto: Divulgação/UniEvangélica)

“A ideia do projeto é que os capacitados sejam multiplicadores desses procedimentos e passem a capacitar os demais profissionais. E isso está sendo realizado em Porangatu com muito sucesso. Nós tivemos retorno da secretaria de saúde de Porangatu ressaltando a importância da capacitação e o trabalho que essa equipe está realizando no município”.

Além de abordar a forma correta da utilização dos EPIs, Carlos Hassel explica que o curso também destaca técnicas de utilização dos respiradores e cuidas no atendimento de saúde na comunidade entre outros cuidados no atendimento dentro da unidade de saúde.