A Transpetro, unidade da Petrobras voltada para a logística do transporte de combustíveis, inaugurou na quarta-feira (3) uma usina solar capaz de evitar a emissão de 246 toneladas de gases do efeito estufa por ano. A usina fica no Terminal de Guarulhos, em São Paulo, sendo capaz de abastecer 100% da planta da Petrobras.

O projeto nasceu dentro dos investimentos de descarbonização e transição energética da Transpetro, tendo um custo de implantação de R$ 12 milhões. Além de contribuir contra as mudanças climáticas, a usina solar irá reduzir a conta de energia do terminal em 84% já no primeiro mês de operação, uma economia de aproximadamente R$ 1,8 milhão.

A planta tem capacidade de produzir 2.000 kW de potência, o que abasteceria cerca de 600 residências. Ela representa parte da política da Agenda ESG da Transpetro, que envolve a transição para fontes de energia limpas e sustentáveis. O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, comentou durante a cerimônia realizada no terminal que é um projeto que projeta o futuro sustentável da empresa brasileira. 

“Queremos nos manter no grupo de empresas que lidera as mudanças da matriz energética brasileira, oferecendo soluções sustentáveis e que tragam resultados sólidos de descarbonização. Por isso estamos investindo em ações que contribuam para o fomento de uma economia de baixo carbono. Temos um compromisso com as pessoas e o meio ambiente e esse projeto faz parte disso”, disse.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática.

Leia mais: