Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade de São Paulo (USP) se destaca como a única instituição latino-americana entre as 100 com maior reputação acadêmica do mundo, ocupando a posição 81-90 no World Reputation Ranking 2023 da Times Higher Education (THE).
Este reconhecimento é resultado da excelência em pesquisa e ensino da USP, reconhecida por mais de 38 mil especialistas da área. A Universidade se destaca em diversas áreas, equiparando-se a instituições renomadas como a Universidade Leiden (Holanda), a Universidade Nacional Australiana (Austrália) e a Universidade de Bonn (Alemanha).
O ranking THE World Reputation Ranking baseia-se na opinião de acadêmicos e pesquisadores, que são convidados a indicar as universidades que consideram as melhores em seus campos de atuação. Este ano, 31 países tiveram universidades entre as 200 melhores, com os Estados Unidos liderando com 52 instituições, seguidos pelo Reino Unido (20), China (15) e Alemanha (14).
Universidade de São Paulo
A USP se destaca como a única representante da América Latina neste seleto grupo, demonstrando a força e a qualidade do ensino superior brasileiro. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também aparece no ranking, na faixa 151-175.
Este reconhecimento internacional consolida a USP como referência global em ensino e pesquisa, reforçando seu compromisso com a formação de profissionais de alto nível e com a produção de conhecimento relevante para a sociedade.
Para mais informações sobre o ranking, acesse a página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade.
Leia mais: