Durante sessão realizada nesta terça-feira (23), o vereador Ronilson Reis (Podemos) utilizou a tribuna para criticar o protagonismo da alta cúpula do Republicanos na gestão municipal encabeçada por Rogério Cruz, em Goiânia.

Vale lembrar que nesta segunda-feira (22), foi publicada a exoneração do agora ex-secretário de Comunicação, Bruno Rocha Lima. Em seu lugar, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) nomeou Marcos Teixeira, que estava na direção de Comunicação da Câmara. Outro nome trocado recentemente foi o do ex-secretário de Governo, Andrey Azeredo, na semana passada. No lugar dele assumiu o advogado Arthur Bernardes.

Ronilson Reis teceu comentários sobre Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, que tem sido um dos nomes fortes do grupo político do prefeito da capital. “Muitos vereadores não estão tendo conhecimento do que está acontecendo nos bastidores do Paço Municipal”, afirmou o vereador.

Em seguida, ele ressaltou que: “O presidente Nacional do Republicanos, Marcos Pereira nomeou um senhor chamado Vanderley Tavares, que é presidente do Republicanos de Brasília, para que viesse até Goiânia e fizesse as mudanças que entendesse como necessárias no Paço Municipal. Quem é esse Vanderley Tavares? É um denunciado da Lava Jato do Rio de Janeiro”, disparou.

“Ele é quem operacionalizava as propinas na prefeitura do Rio. Ele que fazia toda a maracutaia dentro da prefeitura, presidente estadual do Republicanos. E tem mais: foi denunciado pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato e condenado a 21 anos de cadeia (…). O processo dele está em fase de recurso, mas ele já é condenado. Esse é o enviado do Republicanos nacional, concluiu.

O vereador ainda declarou que um condenado na Lava Jato tem “carta branca” em Goiânia e criticou a interferência do Republicanos.

O que me chama atenção senhores, é a quem interessa esse cidadão querer vir operar na prefeitura Goiânia? A quem interessa? Porque ele é um bandido! Quem está falando isso não é o vereador Ronilson, quem está falando é a Justiça Federal do Rio de Janeiro, Operação Lava Jato! BRT do Rio de Janeiro, QG da propina! Enviado pelo bispo licenciado da igreja Universal, Marcos Pereira. Esse cidadão que está ditando as cartas em Goiânia, fazendo as mudanças nas secretarias. Vereador Santana Gomes, é ele quem está fazendo as mudanças nas secretarias, enfatizou.

O discurso de Ronilson Reis repercutiu muito na Câmara Municipal. Na sequência, Anselmo Pereira, vice-líder do prefeito na Câmara Municipal, saiu em defesa de Rogério Cruz e fez algumas considerações.

O pronunciamento de vossa excelência tem que ter o exercício da reflexão. Mas eu não posso deixar de defender o prefeito municipal de Goiânia, a sua seriedade, o seu compromisso com o programa de governo de Maguito Vilela e dele, que já está fazendo acontecer. Por exemplo, o imposto social, a emergência (Renda Família) os R$ 300, nem o governo federal teve coragem de dar R$ 300, com tanto dinheiro que ele tem devoluto, frisou.

Por fim, o presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, fez considerações acerca das mudanças no secretariado municipal.

Agora vossa excelência fez a defesa de um amigo pessoal que eu tenho, que é o prefeito Rogério Cruz. Os vereadores devem ter notado que nas últimas dias semanas eu me mantive totalmente afastado de qualquer tipo de discussão em relação a trocas e a mudanças no Paço Municipal, até porque eu não sou membro do Paço Municipal, a mesa diretora não é membro do Paço Municipal e nós fomos extremamente massacrados por uma turma, afirmou.

Quem assiste desenho e era da minha época, me escolheram para ser o Ruivo Hering da prefeitura, quem assistia Scooby Doo vai saber de quem eu estou falando, sempre era o culpado de tudo que acontecia na prefeitura. Decidiram em nomear pelas coisas que estão acontecendo na prefeitura. Mas quero deixar claro aqui que a minha amizade, o meu carinho e apreço que eu tenho pelo prefeito Rogério Cruz não se misturam com a sua administração na prefeitura. Essa ele faz de uma lado e do lado de cá nós administramos a Câmara Municipal, finalizou.