Tendo um fim de Campeonato Goiano desastroso, o Vila Nova jogou na última rodada para o pior público da sua história: 120 pagantes. Porém, o time surpreendeu e amenizou à queda para a Divisão de Acesso na ao vencer o Grêmio Anápolis por 3 a 2, com gols de Neto Gaúcho, Henrique contra e Leonardo. O adversário, que buscava escapar da zona de rebaixamento, descontou com Renato, em bela cobrança de falta, e Vieira. O resultado colocou fim à sequência de sete derrotas consecutivas do Tigrão, mas manteve o Grêmio na primeira divisão.

 

1°Tempo

Assim como todo o clima que envolvia o jogo, a partida entre Vila Nova e Grêmio Anápolis começou de maneira bem morna. O Tigrão tentava pressionar o adversário e buscava jogar pelas laterais do campo, principalmente com Boiadeiro, na faixa direita. Porém, a zaga do Grêmio Anápolis se manteve segura e, bem postada, não deixava os pontas vilanovenses avançarem à grande área.

 

Se por um lado o Vila Nova não tinha interesse nenhum na partida, o Grêmio Anápolis jogava todo seu campeonato. Ameaçado de rebaixamento, o time precisava vencer para não depender de outros resultados e ia em busca do gol para salvar sua temporada. A primeira boa finalização veio apenas aos 10 minutos, quando o meia Tindurim arriscou chute forte de fora da área, mas acertou nas mãos do goleiro Toni.

 

A partir de então as ações do jogo se concentraram no meio de campo. O Grêmio tinha o ímpeto de sair em direção à meta de Toni, porém, esbarrava na falta de criatividade e não conseguira criar nenhuma jogada contundente. O Vila tinha suas melhores jogadas construídas pelas laterais, descendo em rápidos contra-ataques. Pelo lado esquerdo, Felipe Assis era o mais acionado, mas assim como o adversário, o Tigrão não ameaçava o goleiro Simão.

 

Outra boa jogada só apareceu aos 27 minutos de partida, quando Romário recuperou a bola para o Grêmio Anápolis e lançou o lateral Gustavo, pela ponta esquerda. O camisa seis avançou em velocidade, deixou a Arthur para trás, entrou na grande área, cortou para dentro, mas bateu rasteiro à esquerda do gol colorado. Cinco minutos depois, Christian cobrou falta para dentro da área, Toni saiu bem e afastou de soco.

 

O Vila respondeu aos 33 minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou pela esquerda com Arthur, que fez ótimo cruzamento e Rafael Oliveira cabeceou para o gol. A bola correu em cima da linha e acabou saindo, mas já não valia nada porque o assistente marcava impedimento do atacante colorado. Dois minutos mais tarde, em nova bola cruzada, Neto Gaúcho aproveitou confusão na pequena área e empurrou para as redes, abrindo o placar. 1 a 0 Tigrão. Sem grandes movimentações nos minutos finais, teve fim o primeiro tempo.

 

2°Tempo

Com a necessidade de buscar a virada, o técnico Edson Júnior promoveu logo de cara duas alterações na volta para a etapa final. Entraram Américo e Welthon para as saídas de Gustavo e Roniel. E a ousadia do time anapolino parece não ter ficado apenas no banco de reservas. Antes mesmo da segunda etapa completar um minuto, o Grêmio já havia chegado à grande área do Tigrão e finalizado com Tindurim, que acertou a zaga colorada.

 

E aos sete minutos veio a recompensa: João Vitor recebeu bom passe pelo meio e foi derrubado na entrada da meia lua. O camisa 8 do Grêmio Anápolis, Renato, bateu de maneira perfeita e acertou o ângulo esquerdo de Toni. O goleiro do Tigrão chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o gol de empate: 1 a 1 no Serra Dourada. Mas a festa durou pouco. Quatro minutos depois, em bola cruzada rasteira, o zagueiro Henrique, do Grêmio, vacilou e acabou fazendo gol contra, deixando o Tigrão em vantagem novamente: 2 a 1.

 

O balde de água fria, que veio de maneira quase imediata, parece ter desanimado o Grêmio Anápolis. O time teve a reação esboçada nos primeiros minutos do segundo tempo freada e sofria com a falta de criatividade para furar a defesa do Vila. Os momentos que o Grêmio conseguia adentrar a grande área adversária saiam de bolas paradas ou cruzamentos longos e diretos. Dessa maneira, Christian teve uma boa oportunidade de empatar a partida, mas desperdiçou cruzamento e cabeceou para fora.

 

https://www.youtube.com/watch?v=esOHpdCo4FI

 

O Grêmio Anápolis ainda chegou a descontar, com Vieira, aos 44 minutos do segundo tempo. Porém, mesmo pressionando e buscando um resultado melhor, a reação parou por aí. Com a derrota confirmada, o Grêmio Anápolis contou com o tropeço do Anápolis, que não conseguiu vencer o Atlético Goianiense em casa, para continuar na primeira divisão do Campeonato Goiano. 

 

FICHA TÉCNICA 

VILA NOVA 3 X 2 GRÊMIO ANÁPOLIS

 

 Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)

 Data: 19/03/2014

 Horário: 22h

 Árbitro: Roberto Giovanny

 Assistentes: Igor Monteiro e Maxwell Leandro

 

Gols: Neto Gaúcho 35’ 1T (1-0), Henrique (contra) 11’ 2t (2-1) e Leonardo 35’ 2T (3-1); Renato 7’ 2T (1-1), Vieira 44′ 2T (3-2)
Cartão Amarelo: Arthur (Vila Nova)

 

Público: 120 pagantes
Renda: 1.605 reais

 

VILA NOVA: Toni; Boiadeiro, Ailson, Neto Gaúcho e Felipe Assis; Luis Marques, Osmar e Arthur (Leonardo); Soares, Gustavinho (Rico) e Rafael Oliveira (Victor Cardoso)
Técnico: Sidney Moraes

 

GRÊMIO ANÁPOLIS: Simão; Rodrigo, Richardson, Henrique e Gustavo (Américo); Amaral, Romário, Renato, Christian e Tindurim; Roniel (Welthon) (Vieira) e João Vitor

Técnico: Edson Júnior