Sagres em OFF
Rubens Salomão

Wilde Cambão seria novo líder de Caiado na Alego, antes de pausa na reforma administrativa

O governador Ronaldo Caiado (DEM) considerava até o início do ano realizar reforma na equipe de articulação política, com mudança na Secretaria de Governo e na liderança da base na Assembleia Legislativa. O escolhido para substituir Bruno Peixoto, que está de saída do MDB em direção ao DEM, seria o deputado Wilde Cambão (PSD).

Contudo, o constrangimento interno que marcou a manutenção do ex-prefeito de Formosa, Ernesto Roller, no cargo de secretário de Governo gerou pausa no processo de mudanças na articulação caiadista, inclusive na liderança.

A saída de Roller era dada até como certa até janeiro, mas esbarrou na dificuldade de se encontrar outro lugar para o ex-prefeito, que recusou o comando da Secretaria de Cultura e uma diretoria na Assembleia Legislativa. Roller recusou também que o substituto fosse o deputado estadual Tião Caroço (DEM), considerado inimigo pessoal do ainda secretário por divergências históricas em Formosa.

O mal-estar criado em torno da Secretaria de Governo, que, segundo deputados ouvidos pela Coluna, continua sem respaldo do Palácio das Esmeraldas, também paralisou a troca na liderança do governo.

Roller segue como auxiliar sem força para encabeçar negociações, apesar de estar mais presente das reuniões. Avaliação no governo é de que a troca na Segov ainda será realizada neste ano, a depender de um cenário mais claro para formação de alianças em 2022.

Ouça a coluna Sagres em Off:

Motivação

Além das constantes críticas internas de deputados a Bruno Peixoto, a escolha de Wilde Cambão tem motivos próprios: o deputado da cidade de Luziânia mostrou lealdade ao governador ao não se rebelar depois de ser preterido na eleição de 2020, em que o Palácio apoiou o atual prefeito, ex-deputado Diego Sorgatto (DEM). Cambão é considerado no governo como um parlamentar “bem relacionado e agregador”.

Tem mais!

Outro motivo para a escolha de Cambão, claro, é o posicionamento na base de um governista do PSD, partido cujo presidente, Vilmar Rocha, defende caminho de independência na eleição e 2022.

Cargo

A ex-vereadora Priscilla Tejota assumiu ontem o comando da Diretoria Financeira da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O comunicado foi divulgado por ela nas redes sociais. Ela comemorou a indicação do governador, da primeira-dama, Gracinha Caiado, e do vice-governador Lincoln Tejota.

União faz a força?

De volta ao comando da Federação Goiana dos Municípios (FGM), o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), confirma que prefeitos organizam consórcios para compra de vacinas contra a Covid-19, que serão destinadas às populações locais.

Exemplo

Haroldo defende ainda que o governo de Goiás adote a mesma postura, a partir do projeto aprovado pela Alego para que o estado possa adquirir imunizantes.

Cores

O deputado federal delegado Waldir Soares, que preside o PSL em Goiás, apresentou representação ao Ministério Público (MPGO) contra o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o secretário de Segurança Rodney Rocha Miranda por propaganda política irregular nos carros da Polícia Militar.

Foto: Novo grafismo de viaturas da Polícia Militar lançado em janeiro de 2021. (Crédito: Divulgação/PMGO)

Partidárias

Para o delegado, o novo grafismo dos veículos da PM é “nada mais, nada menos, do que uma nítida tentativa de promover o seu partido DEMOCRATAS, cujas cores adotadas são idênticas às utilizadas pelo referido partido (azul, verde e branco)”. A representação ainda espera aguarda distribuição no MPGO.

Mais lidas:

Leia também: