O Inpe divulgou nesta terça-feira (16) que 60 redações tiraram nota mil no Enem 2023. O tema da prova que foi aplicada entre novembro e dezembro do anos passado, foi: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Das 60 redações, quatro eram da rede pública de ensino. Na divisão divulgada por Estados, Goiás teve quatro redações com nota mil, todas de escolas particulares. O Rio de Janeiro lidera o ranking com oito notas máximas – sete da rede particular e uma do ensino público.
Em comparação ao ano passado, o número de redações nota mil, subiu de 18 para 60. o Exame é aceito no país em processos seletivos de instituições públicas e privadas, e em universidades internacionais. De acordo com o Inep, as notas individuais estão disponíveis na Página do Participante.
MEC divulga resultado do Enem 2023
O Ministério da Educação (MEC) divulga a partir desta terça-feira (16) os resultado do Enem 2023 aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br.
Segundo o Ministério da Educação, as notas dos chamados “treineiros” – pessoas que participaram do exame na busca por autoavaliação, sem concorrer para as vagas – serão divulgadas em março. Ao todo, mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias, após a divulgação dos resultados. O MEC reitera que os textos são avaliados de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência; e que a nota pode chegar a 1.000 pontos, mas que há fatores que podem resultar em nota zero.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.
Leia mais