O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, sendo 9 em Goiás, de acordo, com lista divulgada nesta quarta-feira (3), pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

As cidades goianas que manifestaram interesse são: Abadiânia, Jataí, Goianira, Valparaíso de Goiás, Itumbiara, Rio Quente, Itaberaí, Nova Aurora e São Luís de Montes Belos.

O prefeito de Jataí, Humberto Machado (MDB) vê com poucas possibilidades uma aquisição por meio do consórcio, mas ressaltou que é preciso buscar alternativas para acelerar a imunização da população contra a Covid-19.

“Nós estamos atuando em várias frentes. Essa da Frente Nacional dos Prefeitos é um caminho, nós estamos buscando outros, como o contato com empresas que vendem a vacina da Pfizer ou da Rússia (Sputnik V). Eu acho remoto essa questão da Frente Nacional, o Município comprando direto acho mais fácil. Estou conversando com outros prefeitos”, relatou Machado.

As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março.

A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda.

 O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), José Cunha, que fica no cargo até junho, após a eleição de Haroldo Naves, destacou que têm tido conversações acerca do tema, mas que ainda não há nenhuma conclusão.

Aparecida de Goiânia estuda a compra de vacinas por conta própria, assim como Goiânia. O prefeito Rogério Cruz avalia que talvez um problema da aquisição por meio do consórcio seja o tempo para entrega dos imunizantes.

“Sim pretendemos dependendo do tempo de entrega. A partir do momento que for feita pelo consórcio a demora é maior, se tivermos distribuidores que nos entregue mais rápido e sejam representantes das vacinas autorizadas pela Anvisa, nós iremos comprar”, afirmou o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas. O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira (5).

Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio e os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;

Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público; Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

Presidentes das associações estaduais de municípios participaram de uma reunião virtual nessa quarta-feira (3) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para se discutir o processo de vacinação da população brasileira contra a Covid 19.

Pazuello reclamou que estariam sendo formadas ações paralelas ao Governo Federal e que isso será corrigido dentro do projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional essa semana. Demonstrando sinais de indignação o ministro disse que “estão peitando o nosso SUS, estão peitando o pacto federativo.

Gameleira

O prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares, entregou hoje, 03, um ofício ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, manifestando a intenção de comprar mil doses da vacina contra a Covid-19 para a população local.