O número de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave e de Covid-19 no Brasil continua em queda, mas ainda com ocorrências semanais muito altas, segundo boletim divulgado pelo Sistema Infogripe. O pesquisador e coordenador do Sistema Infogripe, Marcelo Gomes, em entrevista à Sagres 730 detalhou a situação de Goiás.

O coordenador explica que a queda tem se mantido no Estado, exceto em Goiânia, que, nas últimas três semanas, começou a ter uma diminuição no ritmo de queda. Para ele, pode ser apenas uma desaceleração, mas também estabilização que, neste caso, “seria em um patamar ainda preocupante”.

Marcelo pede que o estado de alerta seja mantido para que a capital não experimente o que ocorreu em outras cidades como Manaus e Florianópolis, por exemplo. “É importante a gente lembrar, o vírus ainda está presente, nós ainda temos muita gente suscetível”, afirma.

O processo de retomada dos serviços, as flexibilizações das medidas de controle não significam problema encerrado, segundo o pesquisador. Ele ainda relata que não há uma certeza sobre a imunidade do vírus e que, por isso, todos precisam continuar com os cuidados. “Não se aglomerar, manter o uso de máscaras, manter a higienização e dar preferência para locais abertos”.

Marcelo explica que os processos são lentos, que as medidas tomadas se mantêm por algumas semanas e que se nada fosse feito, a curva “teria crescido em um ritmo muito mais forte”. “A gente reagiu à curva. A gente começou a flexibilizar quando os casos começaram a cair. Então não é porque a gente flexibilizou que começou a cair. Não, é o inverso”, declarou.