A pré-candidata a prefeita de Goiânia e deputada estadual Adriana Accorsi (PT), defendeu nesta sexta-feira (4), o parlamento de impostos municipais. A ideia foi destacada durante sabatina realizada pela Fecomércio, com postulantes ao cargo de prefeito(a) da capital. O argumento é que empresas foram prejudicadas com a crise da pandemia da Covid-19 e a medida poderia socorrer a atividade econômica e ao mesmo tempo uma tentativa de reduzir inadimplência.
“Com a crise econômica muitas empresas não tiveram condições de pagar impostos municipais. Como deputada propus que fossem suspensos, o prefeito não atendeu meu requerimento. Se tiver a oportunidade de ser prefeita quero abrir diálogo com o setor produtivo para não apenas ter o parcelamento, mas sem juros para terem condições de se recolocar”, afirmou Adriana Accorsi.
Ela também defendeu a liberação de linhas de crédito para microempreendedores, pequenas e micro empresas. A pré-candidata defendeu a recriação do Banco do Povo Municipal, mas que foi extinto no segundo mandato de Iris Rezende (MDB).
“Eu quero incentivar a questão das linhas de crédito. Não estamos aqui para fazer proselitismo, mas a intenção é que tenhamos linhas de crédito para microempreendedores a juros zero. Não pode ser apenas para o bom momento da economia. Essa é uma das principais ações do plano de governo”, destacou.
Reforma
O Código Tributário de Goiânia é ainda da década de 1970 e foram poucas atualizações ao longo dos anos. Em pergunta da Rádio Sagres durante a sabatina, Adriana Accorsi relatou que terá condições de fazer uma reorganização tributária na cidade. Ela relatou que um problema é a situação fiscal no Centro de Goiânia, com elevada carga, incompatível com a realidade de hoje.
“A discussão precisa ser feito. Décadas que está ultrapassado. Que região vai ser desenvolvida, na região central a tributação é injusta”, argumentou. A pré-candidata lembrou ainda que há uma discussão de Reforma Tributária a nível nacional que precisa na avaliação da parlamentar, contemplar as diferenças e que as micro e pequenas empresas que sejam contempladas, além de não criar novos impostos.
Diálogo
A pré-candidata defendeu diálogo com o setor produtivo, a partir da criação de um fórum permanente com a presença do prefeito (a), no sentido de tomar decisões em conjunto. Adriana Accorsi citou a região da Rua 44, em que o polo ficou fechado
Vacina
Durante a sabatina, Adriana Accorsi defendeu trazer a vacina para Goiânia. Ela relatou que na condição de deputada pediu ao governador Ronaldo Caiado em requerimento para que sejam reservados junto aos laboratórios que estão trabalhando para o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, a reserva de lotes.